Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Coluna Passando a Limpo - Jornal Regional


Caros amigos como já prometido anteriormente sempre que algum texto deste blogueiro for publicado na mídia será imediatamente compartilhado na integra com vocês neste espaço; desta maneira segue abaixo a ultima coluna publicada no JORNAL REGIONAL de Campos do Jordão.

Ideologia! Sempre.


Sempre que perdemos um ente querido ou uma pessoa próxima nos voltamos a nosso interior para fazer um balanço de nossas vidas.


Particularmente nesta semana com a perca prematura de uma amiga, uma jovem amiga, aquelas pessoas que trazem somente com a sua silenciosa presença uma luminosidade e uma paz que fará falta não somente para seus familiares mas com certeza para todos os seus amigos resolvi fazer uma analise mais minuciosa a respeito das minhas escolhas de vida.


E descobri que nos últimos anos aquela roda de amigos animada e sonhadora que se reunia horas em busca de novas idéias para melhorar a sociedade diminuiu consideravelmente.


Não que estes amigos tenham se afastado, e sim porque não comungamos mais dos mesmos ideais.


Estes amigos aboliram de seu vocabulário, de seus pensamentos e de suas ações diárias o valor da ideologia, se esqueceram que o ideal dá força, estabilidade e coerência a personalidade.


Diferente da maioria dos velhos amigos ainda cultivo a mesma opinião da juventude sobre o sentido da vida e o preço de sua realização e ainda acho que é possível mudar esta realidade.


Podemos não desfrutar dos benefícios destas mudanças tendo em vista que as sementes lançadas no solo da sociedade hoje demoram gerações para frutificar.


O surpreendente não é a mudança de comportamento destes amigos.


Surpreendente é a constatação que eles não mudaram de comportamento e sim descobriram que eram iguais aqueles que na juventude censuravam e que a
penas não tinham na época as mesmas oportunidades dos censurados.

A única explicação que encontro é que o espírito de mudança e a vontade de deixar para os nossos filhos um lugar melhor daquele que herdamos vem do berço, nasce com agente é um sentimento mais forte que todos os comportamentos que a sociedade nos impõe diariamente


Hoje não tenho mais aqueles velhos amigos. Hoje tenho amigos antigos que se tornaram novos conhecidos.


E hoje ainda sou a mesma pessoa rotulada na juventude de realista idealista, embora saiba perfeitamente das dificuldades que o mundo nos impõe, ainda acredito na evolução do ser humano.


No decorrer de nossas vidas muitas pessoas nos farão falta, mas somente poucas serão insubstituíveis.


Igualdade!


As diferenças que cada ser humano trás consigo desde seu nascimento ou que venha a adquirir através dos anos, não podem o diminuir ou o privilegiar diante de outro ser humano.Este é o princípio da igualdade, alicerce da democracia, direito fundamental descrito em clausula pétrea de nossa Constituição em seu artigo 5º assim redigido:
“Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:”.
Neste artigo que garante o equilíbrio da sociedade civilizada contemporânea, somente se admite uma especial atenção através de leis devidamente aprovadas aqueles cidadãos que para usufruir de maneira plena de sua cidadania necessitam de uma legislação que os proteja.

Nesta categoria somente se admite especiais atenções aos idosos, portadores de necessidades especiais, as crianças e adolescentes e as mulheres gestantes.

Qualquer outra parcela da sociedade que se privilegie em prejuízo dos direitos de outros cidadãos quebra o princípio da igualdade a nós assegurada pela Lei Máxima do país.

Portanto o PROJETO DE LEI Nº 92/09 que tramita em segunda votação na Câmara de Vereadores de Campos do Jordão é inconstitucional, pois privilegia uma parcela da população em detrimento de outra que tem o direito garantido da livre escolha.

O cidadão que escolhe não doar seu sangue não pode ser penalizado por exercer seu direito constitucional.

É profundamente lamentável que os assessores da vereadora, a comissão de justiça e redação da Câmara ou o departamento jurídico da Câmara não tenham detectado esta afronta a nossa Constituição e sugerido a retirada deste projeto da pauta de votação.

Inconstitucional!

Inconstitucional!
Ato ou ação contrária a constituição.
Constituição leia magna, princípios básicos para a vida em sociedade criada por todos os países democráticos que devem servir de base para a criação das demais leis elaboradas na esfera Federal, Estadual e Municipal e que devem prevalecer sobre qualquer decisão que dela divergir.
Desta maneira um cidadão que almeja um cargo público seja ele qual for, mas em particular aqueles que pleiteiam um cargo no legislativo devem ter e usar a Constituição Federal como uma bíblia a ser seguida e jamais maculada.
A criação de leis ou mecanismos que venham a arranhar as páginas da Constituição devem ser encaradas como um golpe de estado. Uma tentativa de impor através da força e do abuso do poder político e econômico a vontade de poucos contra as necessidades de muitos.
Quem ocupa um cargo delegado pelo povo não poder se dar ao luxo de ser mais ou menos ético, ou se esconder atrás da ignorância das leis da Constituição Federal do Brasil que foram escritas com o sangue, suor e as lágrimas de todo um povo.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Avaliação final


Nestes dez meses de funcionamento da Ama – Vila Britânia esta é a minha avaliação final:
A AMA – Vila Britânia nestes dez meses foi uma entidade bastante inconsistente, contou com grandes avanços como a reforma do ponto de ônibus e a criação do informativo, mas patinou na mesmice com um exagerado numero de eventos festivos como o carnaval e a festa do folclore, estagnou no tempo com a curva da cachoeira que esta se transformando em um monumento a falta de interesse social pela associação e retrocedeu no tempo e se igualou a antiga e ineficiente associação do bairro que estava em mãos incompetentes quando deixou de realizar as reuniões de diretorias, assembléias gerais e se “esqueceu” de registrar seu estatuto.
Enfim após dez meses estamos onde começamos.

Festa do Folclore


No ultimo dia 29 de agosto foi realizada no anexo da Escola Amadeu Carletti Junior em Vila Britânia a Festa do Folclore.
Festa realizada conforme parceria acordada entre o Presidente da AMA – Vila Britânia e a diretoria da escola.
A festa apesar de ter um bom numero de atrações não obteve o desempenho desejado pelo Presidente da Associação que realmente imaginava que seria um sucesso sem precedentes.
Conforme já tinha relatado em outros posts não sou a favor deste tipo de evento dentro da associação principalmente com as deficiências que o bairro apresenta, creio que existem inúmeras outras atividades que seriam de maior valia para a comunidade.
Desta forma alem do cartaz da festa não fiz mais nada para ajudar a festa.
Esta postura não se da somente por não concordar com o evento em si, mas sim que por mais uma vez a diretoria não foi convocada para avaliar e discutir a proposta da diretoria da escola e sim como sempre foi informada a respeito do já decidido.