Discorrer sobre a atuação política dos componentes da Câmara, apesar de necessário, acaba sendo repetitivo e cansativo. Se individualmente existem alguns nomes que até se esforçam para mostrar algo de diferente, o conjunto da obra é simplesmente horrível.
O coletivo da nova Casa nestes primeiros seis meses de trabalho não tem se mostrado diferente dos anteriores – são os mais dos mesmos, como sempre -, mas um vereador em particular vem se destacando de maneira positiva, tendo em vista a área delicada pela qual escolheu militar.
Se é verdade que a nova composição da Câmara patina nos mesmos problemas e dilemas de sempre, também é verdade que o novato Márcio Toledo, sem sombra de duvidas, conquistou o protagonismo da Casa neste primeiro semestre.
Eleito com o apoio maciço dos protetores dos animais, o vereador Márcio Despachante, como é conhecido na cidade, já mostrou a que veio. Bem articulado nos bastidores do poder o vereador já conseguiu costurar diversos acordos que além de lhe renderem a vice-presidência da Casa, também culminaram na aprovação em tempo recorde de varias Leis voltadas à proteção dos animais, dando um enorme passo em uma área que engatinhava, isso quando não andava para trás.
Não é nada fácil representar politicamente um grupo que tem crescido geometricamente nos últimos anos, atraindo a atenção de todos e despertando uma reação ambígua nos habitantes da cidade. Se por um lado todos admiram a dedicação com a qual estes "fiéis protetores" atuam na assistência aos animais, à inflexibilidade de suas opiniões, e a forma desproporcional como reagem com aqueles que pensam diferente também gera receio naqueles que nutrem uma simpatia pela causa e que avaliam uma aproximação do grupo.
Mesmo com todas estas adversidades o vereador tem conseguido levar a frente suas propostas e tendo um desempenho muito acima da média.
Ainda não é o caso de receber os parabéns deste colunista, pois não esta fazendo mais do que a sua obrigação de cumprir suas promessas de campanha, mas já esta fazendo jus a uma moção de congratulações pelos bons serviços prestados a causa animal.