Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Provocações.

“O politicamente correto é uma volta ao passado, quando se acreditava que o homem era essencialmente bom. Mas o homem é fundamentalmente mau”
Pedro Bial

Existe hoje dentro da cultura nacional e principalmente na jordanense a figura dos formadores de opinião, aqueles que supostamente teriam o poder de influenciar a opinião política, social, cultura e moral de outros, com o advento das redes sociais estas figuras se proliferaram de forma incontrolável banalizando o conceito assim como o termo; pior... Por estarem sempre em “evidencia” estes supostos formadores de opinião por receio de caírem em contradição ou de perderem este status se enclausuraram dentro do cômodo padrão do publicamente correto e se tornaram reféns do stabelechiment.

Como nunca tive a menor intenção de dominar a mente de ninguém e muito menos ser referencia a alguém me tornei naturalmente o oposto. Tornei-me membro de um seleto grupo de provocadores de opiniões.

Nós incitamos as pessoas a se questionarem e a questionar os acontecimentos a sua volta e a formarem a sua própria opinião a respeito dos fatos, e isso dentro de uma sociedade elitista, provinciana e lacaia como a nossa é simplesmente imperdoável.

Imbuído deste pensamento resolvi depois da passagem relâmpago e completamente desapercebida do ultimo Secretario de Turismo e na eminência de mais uma temporada, a segunda sob o comando do PSDB na cidade ir atrás de maiores informações a respeito do que esta sendo feito para fomentar o turismo o carro chefe da economia da cidade com a finalidade de provocar dentro da cidade uma discussão a respeito dos rumos que estamos ou não tomando.

Em consulta feita no Portal da Transparência do Governo Paulista apurei que a Secretaria de Turismo do Estado tem até o momento em seus registros 6 convênios com a cidade com movimentação financeira nos últimos 12 meses sendo: 4 para infra estrutura urbana (acessos e recuperação de vias publicas?)e somente 2 efetivamente direcionados para o incremento do turismo, exatamente os dois que mais me chamaram a atenção.

Neste post vou abordar apenas um e logo que me inteirar com mais detalhes a respeito do outro também compartilharei com todos as informações que estiverem em minhas mãos.

Segundo o Portal da Transparência do Estado um destes convênios já aprovado (Convênio 5001022013PR458) destinará pouco mais de $ 490 mil reais para a Urbanização da Praça da Fonte da Amizade e de seu entorno, obra a ser realizada na Vila Abernéssia.
Todos devem conhecer muito bem a Fonte da Amizade e logicamente seu entorno.

Mas para quem não sabe de um lado existe a Av. Frei Orestes Girardi que é paralela a linha férrea da cidade, de outro faz divisa com o abandonado prédio particular do Clube Abernéssia, nos fundos é contornado pelo Rio Capivari e por derradeiro se afunila em direção a ponte de acesso ao Ginásio Esportivo tudo isso a pouquíssimos metros da Fonte.
Por maior que seja a minha imaginação pelo menos para mim fica difícil saber que projeto tão grandioso pode ser feito ali que consuma este montante em dinheiro, mas se é para o bem de todos os admiradores do menino e felicidade geral dos jordanense...

Mas é exatamente ai que a coisa fica senão obscura; pelo menos estranha!

No mesmo Portal do Governo do Estado existe a informação que desde o dia 31 de janeiro deste ano, ou seja, a mais de três meses $295 mil reais, mais da metade do recurso total já foram liberados para a execução do “projeto”, diante desta informação alguém que conheça o local pode me dizer se algo ali já foi feito ou se pelo menos alguém tem conhecimento das mudanças que deverão acontecer no local?

Notem!  Em nenhum momento eu coloquei em duvida a lisura ou a importância do projeto nem mesmo da verba destinada e menos ainda a da já liberada, porem na medida em que sou impedido de fazer estes questionamentos diretamente na pagina oficial da prefeitura no Facebook, mesmo sendo um jornalista devidamente inscrito no Ministério do Trabalho e membro de uma Associação Nacional da Classe e principalmente como cidadão, me dão o pleno direito de achar e de imaginar o que bem entender.

E o que estou achando neste momento é que existe alguma coisa que não esta funcionando como deveria estar dentro da prefeitura e em especial na Secretaria de Turismo.

Eu até poderia pedir a ajuda de nossos vereadores para tentar entender este convênio e seu entorno, mas de onde não se espera muita coisa, daí é que não sai nada mesmo.

Estão ai mais 490 mil novos problemas para os jordanenses. É pouco?!