Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sabor, turista!

Algumas considerações a respeito do novo Secretario de Turismo.

Antes de mais nada é bom dizer que não conheço nem pessoal nem profissionalmente o novo escolhido do alcaide para ocupar a principal pasta da cidade e como também não sou chocólatra minhas considerações não estão atreladas a nenhum tipo de sentimento ou ressentimento.

Também seria bom salientar que quando uma pessoa aceita um cargo público seja ele eletivo, por contratação, concurso ou por nomeação ele perde a personalidade privada e se incorpora ao patrimônio público ou como bem disse Thomas Jefferson: ”Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público”.

Desta maneira deixemos de lado o empresário, o marido, o pai, o patrão, o vizinho, o parente e o amigo e vamos direto ao Secretario, nossa propriedade!

Primeiro vamos ao mal estar que o furo de reportagem do Guia Campos publicando em primeira mão o nome do tão esperado Secretario de Turismo causou nos meios eletrônicos da cidade com direito até a post com o furo sendo deletado de um grupo destinado a debates de interesse da população com a inexplicável explicação de que não era uma noticia com a chancela da Assessoria de Imprensa da Prefeitura como se isso realmente fosse necessário.

Ato que acabou por chamar ainda mais a atenção, pois mesmo depois do furo de reportagem e de o escolhido já estar respondendo aos parabéns de amigos e interessados em sua pagina pessoal a Assessoria de Imprensa demorou muito para confirmar a noticia através de uma nota oficial. 

Se a primeira impressão é a que fica a coisa já começou errada – O recém-nomeado Secretario antes mesmo de dar inicio ao seu ambicioso plano de trabalho já esta de viagem marcada e colocará a mão na massa realmente somente quase um mês após sua posse.

O anuncio do seu nome neste momento foi mais um erro grosseiro da assessoria politica do Gabinete que deveria manter seu nome guardado a sete chaves e somente o divulgar depois de sua volta, afinal se o governo já enrolou o povo por um ano e nove meses, porque não por um ano e dez meses?

O anuncio de seu nome e a menção de sua viagem já no fim do mesmo mês na mesma nota publicada na pagina oficial da prefeitura no Facebook serviu somente para desgastar sua imagem antes mesmo de ele ter a oportunidade de mostrar a que veio.

E falando em mostrar a que veio a grande pergunta que muitos queriam fazer, mas ninguém tem coragem é o que este empresário por mais bem sucedido que seja tem que o ultimo secretario não tinha?

Será que é alguma receita secreta de super-cola onde ele conseguirá juntar todos os cacos ideológicos, todos os interesses financeiros, comerciais, pessoais e sociais da cidade restaurando o vaso turístico e comunitário envasando de uma vez por todas todos os egos em um só recipiente?

Vamos lembrar a todos que o primeiro Secretario de Turismo do “Novo Jeito de Governar” anunciado com pompa e circunstancia e recebido pelos “otimistas” profissionais da cidade com alvíssaras também foi descrito na época como profissional experiente, com profundo conhecimento na área do turismo e com grandes contatos no meio e um pouco mais de um ano depois saiu assim como entrou praticamente desconhecido e sem ter deixado legado algum a cidade.

Posso estar azedo, mas como gato escaldado tem medo de agua fria, prefiro ser cauteloso e esperar pelos resultados não apostando todas as minhas fichas apenas em uma boa ideia.

Por derradeiro seria interessante que a assessoria do prefeito ou da Secretaria de Turismo lembrasse ao novo Secretario que ele é a partir do dia 8 o principal garoto propaganda de uma estancia turística montanhosa e que fazer propaganda do litoral em sua pagina pessoal no Fecebook não é a melhor maneira de iniciar seus trabalhos.

No mais, que Deus esteja com ele e que ilumine todas as suas iniciativas, pois mais do que sorte nosso novo e por enquanto em férias Secretario de Turismo vai precisar operar muitos milagres em seu meio.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ponto e pombos.

Os usuários do sistema de transportes coletivos de Campos do Jordão que precisam se utilizar do maior ponto de ônibus da cidade localizado atrás do Mercado Municipal além dos problemas comuns da arquitetura daquele ponto como a falta de abrigo para o frio e a chuva agora também tem mais uma dor de cabeça - os pombos que se instalaram em seu teto e utilizam o local como banheiro contaminando todo o seu entorno com as suas fezes.

Reformado há poucos meses o maior ponto de ônibus da cidade foi completamente tomado pelos pombos que disputam o mesmo espaço com os usuários do ponto de ônibus.

Relatos de alguns frequentadores do ponto que não quiseram se identificar dão conta de varias situações desconfortáveis ocorridas no local como o caso de uma senhora que teve seu bebê de colo atingido pelas fezes dos pombos bem como uma recepcionista de uma pousada que teve de voltar para casa depois de ter seus cabelos e uniforme atingidos por estes dejetos perdendo seu dia de trabalho.

Além dos incômodos causados o que mais preocupa é o perigo que o contato com estes animais pode trazer a saúde do ser humano.

Segundo informações colhidas no site do Departamento de Controle de Zoonose da Prefeitura da capital de São Paulo o contato com estes animais podem causar inúmeras doenças como a comocriptococose, histoplasmose e a clamidiose que são transmitidas através da inalação da poeira resultante das fezes secas de pombos, contaminadas por fungos (histoplasmose e criptococose) ou pela bactéria (clamidiose).

Estas doenças comprometem o aparelho respiratório e podem também afetar o sistema nervoso central (no caso da criptococose).

A salmonelose pode ser transmitida pela ingestão de alimentos contaminados por fezes de pombos contendo o agente infeccioso Salmonela spp (bactéria), que compromete o aparelho digestivo.

Os ácaros dos pombos provenientes das aves e de seus ninhos também podem causar dermatites em contato com a pele humana.
Cabe salientar que além do ponto de ônibus e de seus usuários o local é vizinho do Pronto Socorro que também pode estar sendo contaminado pelos resíduos destes animais através da poeira carregada pelo vento.

Incumbe agora ao departamento responsável da prefeitura higienizar o local o mais rápido possível bem como providenciar o desalojamento destes animais do ponto para evitar seu contato com os usuários e para prevenir uma possível contaminação das dependências do Pronto Socorro.
Afinal um governo realmente responsável e que presa pelo bem estar de seus cidadãos sabe muito bem que quando se trata de saúde o melhor é prevenir e não remediar.