Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Duro de pagar.


“Dinheiro público é igual a água benta; todos põe a mão”
Provérbio Italiano

O Blog sabe que o assunto já tinha se esgotado por si só, porem novos fatos surgiram no ultimo dia 08 e desta maneira seguindo a coerência deste espaço não temos como ignorar o acontecido e não publicar.

Para quem segue este espaço já a algum tempo vai ser fácil entender, e para quem esta acessando pela primeira vez ou não teve a oportunidade de acompanhar o caso segue um pequeno resumo:

O TCE/SP – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo julgou irregulares as contas do exercício de 2007 da Câmara de Vereadores de Campos do Jordão apresentadas aquele tribunal e condenou em 20/10/2009 o então responsável por ela na ocasião a ressarcir aos cofres públicos a importância de quase cem mil reais.

Devidamente notificado pelo tribunal o ex-presidente então iniciou uma série de recursos que perdurou até 2012 quando em 24/07/2012 foi emitido o acórdão confirmando definitivamente a condenação determinando o ressarcimento dos valores aos cofres públicos – acórdão este que enfim declarou o transito em julgado do processo.

A destacar que até a data de hoje mesmo depois de decorridos quatro anos da condenação inicial e sete meses da declaração de seu transito em julgado nem um centavo ainda foi devolvido.

O fato novo decorre justamente desta negativa do réu condenado a cumprir a decisão do Tribunal de Contas.

Esgotados todos os prazos oferecidos pelo Tribunal e em não obtendo êxito no recebimento dos valores apontados em despacho proferido em 08/02/2013 pelo Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues o Tribunal de Contas do Estado passou ao executivo de Campos do Jordão a incumbência de promover as medidas necessárias para o recebimento do debito tendo em vista que os valores declarados são relativos a créditos da fazenda publica municipal.

Resumindo, o TCE transferiu ao prefeito a tarefa de fazer o ex-presidente da Câmara ressarcir os valores já mencionados aos cofres da cidade.


Cabe saber agora se esta tarefa será cumprida a contento e quais serão as ferramentas que o prefeito disponibilizara para fazer valer a condenação do Tribunal de Contas e quanto tempo isso ainda demorará.

Fiquemos de olhos abertos para saber se esta “pequena” quantia não acabe sendo anistiada por alguma manobra na calada da noite lembrando que se o prefeito não empreender todos os seus esforços para recebimento desta quantia poderá se caracterizar renuncia de receita punível pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Fica também o alerta a Câmara que fiscalize e exija que tanto seu ex-presidente quanto o prefeito resgatem o dinheiro desviado e o restitua aos cofres públicos o mais rápido possível e o lembrete que esta são somente as dividas do exerciio de 2007 sendo que existem também determinações de devolução em outros exercícios.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bem vinda! Yoani Sánches.



Por Arnaldo Marques.

Com relação à visita da Blogueira Yoani Sánches ao Brasil, estou profundamente decepcionado e envergonhado com a atitude do governo Brasileiro, que permitiu que altos funcionários do Gabinete da Presidente Dilma junto com o Embaixador Cubano e funcionários de sua embaixada, acompanhado por alguns Petistas e comunistas da velha guarda orquestrassem uma manifestação contra a visita da blogueira Yoani Sanches, o mais engraçado é que estes manifestantes aproveitam a democracia brasileira e sua liberdade de expressão para defender um País autoritário, antidemocrático que não permite que seus cidadãos e opositores expressem suas opiniões e pensamento, que manda fuzilar no paredão quem não se alinha com seus pensamentos.

Yoani Sánches não luta para derrubar a republica sanguinária de Fidel Castro, mas sim por direito de liberdade de expressão e poder manifestar suas idéias e opiniões sem ser perseguida.

A Presidenta Dilma deveria ser a primeira a apoiar Yoani, pois foi duramente perseguida e torturada no regime ditatorial imposto por militares brasileiros, Presidenta Dilma a sua conduta e de seus funcionários no Governo é vergonhoso, não compatibiliza com um País democrático.

Presidenta Dilma que tal pedir para seu amigo Raul Castro instalar a comissão da verdade em Cuba para esclarecer as mortes, prisões arbitrarias e tortura imposto pelo Governo ditatorial Cubano durante estes anos todos?

Vão encontrar muita coisa obscura e muita gente vai ter ser presa. Aos defensores da ilha Cubana, porque não abandonam o Brasil e vão viver em Cuba?

Só para lembrar aos Petista e comunistas - na ilha de Fidel vocês não poderão ir a nenhum aeroporto se manifestar contra ou a favor de ninguém.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Patrimônio desrespeitado - A Justificativa.


“O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita”
Ernesto Che Guevara

Desde que me conheço por gente o Brasil é o país do futuro.

Por aqui hoje nada funciona, mas não devemos nos aborrecer porque no futuro nosso país será o mais rico, o mais poderoso, o mais democrático, o mais amado e o mais lindo país do mundo.

Enquanto isso não acontece se aquiete, se acomode e não faça absolutamente nada, pois o tempo, e mais nada resolverão tudo.

E o que fazer quando não se nasce com este traço marcante e característico do brasileiro? A mania de criar justificativas para tudo?

O que fazer quando não achamos graça em esperar dias, meses, anos, décadas e séculos por algum acontecimento merecedor de elogio?

Meu post anterior foi a respeito dos filmes espalhados pelo chão do cinema da cidade que estão servindo de serpentina e adereço de decoração de um rega-bofe.

Nele questionei o zelo pelo acervo cinematográfico de nosso cinema que neste ano completou mais de setenta anos de existência.

Mais do que imediatamente fui notificado que os filmes que estão espalhados pelo chão já estavam abandonados á anos e que muito provavelmente não fazem parte do acervo cinematográfico da cidade pelo simples e singelo fato de que nosso acervo simplesmente virou pó já há muito tempo.

Em uma destas justificativas me disseram que os filmes estavam danificados e eram usados como teste de lubrificação de uma antiga maquina.

Ótimo! Então está tudo explicado! Os rolos de filmes antigos (um deles de Amancio Mazzaropi) por não pertencerem ao acervo cinematográfico da cidade e sim a um particular e por não mais estarem em condições de uso e abandonados nas dependências de um prédio publico podem ser destruídos e jogados pelo chão para servir de penduricalho festivo sem a menor cerimônia.

Daí fico pensando com meus botões e vejo que realmente temos de comer muita merda para chegar perto da Europa.

Já pensou se a cada descoberta de uma relíquia antiga do velho continente os europeus a visem como velharia e ss descartassem como lixo?

É isso ai brasileiros e brasileiras continuemos com esta postura porque se hoje somos uma merda no futuro com certeza poderemos ser mais ainda.

E vão todo mundo lambe sabão.

Patrimônio desrespeitado.


“Todos vêem o que pareces, poucos percebem o que realmente és”
Niccolo Maquiavel

Alguém tem conhecimento de onde se encontra o acervo cinematográfico do Cine Glória? Se está devidamente acondicionado, catalogado e preservado?

Eu tenho uma pista sobre o paradeiro se não de todo o acervo de pelo menos parte dele.

Passando como sempre na porta do hoje Espaço Cultural Dr. Além o antigo Cine Glória nesta segunda feira uma imagem me chamou a atenção. Assim que adentrei em seu hall o que eu temia se tornou realidade.

O enfeite usado para ornamentar os painéis com os pôsteres de filmes distribuídos pela área social onde ocorreu um coquetail dias antes nada mais era do que antigas películas que foram retiradas de seus estojos e usados como serpentina espalhados por todo saguão do edifício.

Não sou especialista em cinema e muito menos em restauração de filmes antigos, mas com certeza sejam estes filmes de propriedade particular ou parte do acervo publico, estejam eles em bom estado de conservação ou não ou se até mesmo completamente deteriorados não deveriam estar espalhados pelas paredes, painéis ou pelo chão do cinema.

A total falta de senso profissional e desleixo com a história cinematográfica do Cine Glória e por conseqüência com a historia do povo jordanense extrapolou todos os limites.

Os pára-quedistas que caem em nossa cidade e que simplesmente não tem nenhum conhecimento ou familiaridade com os usos e costumes do povo de nossa terra estão destruindo e sepultando para todo o sempre nosso passado com seus desastrosos projetos modernista.

Enquanto Campos do Jordão estiver entregue a gente estranha e de qualidade profissional e intelectual questionável o fundo do poço pode ser apenas o começo de um abismo realmente sem fim.

Abaixo sequencia de imagens com os rolos de filmes espalhados pelo chão e pelas paredes do Espaço Cultural.