“Todos vêem o que pareces, poucos percebem o que realmente és”
Niccolo Maquiavel
Alguém tem conhecimento de onde se encontra o acervo cinematográfico do Cine Glória? Se está devidamente acondicionado, catalogado e preservado?
Eu tenho uma pista sobre o paradeiro se não de todo o acervo de pelo menos parte dele.
Passando como sempre na porta do hoje Espaço Cultural Dr. Além o antigo Cine Glória nesta segunda feira uma imagem me chamou a atenção. Assim que adentrei em seu hall o que eu temia se tornou realidade.
O enfeite usado para ornamentar os painéis com os pôsteres de filmes distribuídos pela área social onde ocorreu um coquetail dias antes nada mais era do que antigas películas que foram retiradas de seus estojos e usados como serpentina espalhados por todo saguão do edifício.
Não sou especialista em cinema e muito menos em restauração de filmes antigos, mas com certeza sejam estes filmes de propriedade particular ou parte do acervo publico, estejam eles em bom estado de conservação ou não ou se até mesmo completamente deteriorados não deveriam estar espalhados pelas paredes, painéis ou pelo chão do cinema.
A total falta de senso profissional e desleixo com a história cinematográfica do Cine Glória e por conseqüência com a historia do povo jordanense extrapolou todos os limites.
Os pára-quedistas que caem em nossa cidade e que simplesmente não tem nenhum conhecimento ou familiaridade com os usos e costumes do povo de nossa terra estão destruindo e sepultando para todo o sempre nosso passado com seus desastrosos projetos modernista.
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar leia com muita atenção!
Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.
Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.
Esclarecido isso fica o comunicado:
O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.
O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.
Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.
Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.
Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.
E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.