Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Imoral é usar a moral para fins amorais.


Quando criticamos alguém, somente com o intuito de atrapalhar e nunca com o desejo de ajudar ou mesmo melhorar um pouco aquilo que nos incomoda, esta critica por mais que seja técnica e baseada em fatos se torna vazia.
Torna-se vazia porque que não se trata mais da vontade de melhorar e sim de um sentimento de rancor e inveja, rancor por não ser mais necessário sermos consultados para se tomar decisões, e inveja porque as decisões tomadas sem a nossa participação realmente serem as melhores a despeito do que pensamos ser certo ou errado.
Criar um movimento social ou de cidadania baseados nestes sentimentos é muito perigoso, geralmente atrai pessoas sem conteúdo e aventureiros que ali encontram uma oportunidade de se esconder das práticas ilícitas já cometidas e fomentar a prática de novos ilícitos.
Existem pessoas que por motivos pessoais se auto-intitulam os protetores da moral, dos bons costumes, da família e da sociedade.
Mas como diz o titulo: "Imoral é se utilizar da moral para fins amorais".

Abaixo uma pequena dica:

Moral: “Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.”

Imoral: “Contrário a moral; desonesto, libertino. Diz-se de conduta ou doutrina que contraria regra moral prescrita para um dado tempo e lugar.”

Amoral: “Que não é nem contrário nem conforme à moral. Que é privado de qualificação moral; que se situa fora da categoria, por não se referir a fato suscetível de julgamento normativo do ponto de vista do bem e do mal.”

Coluna Passando a Limpo - Jornal Regional


“Terminou uma Copa do Mundo na África do Sul agora e já começam a dizer: 'cadê os aeroportos brasileiros, os estádios, cadê os corredores de trem brasileiros, cadê os metrôs brasileiros', como se nós fôssemos um bando de idiotas que não sabem fazer as coisas e definir as nossas prioridades”
Luiz Inácio Lula da Silva

Copa do Mundo e Olimpíadas? E agora!

Escrevi um enorme texto a respeito destes assuntos, mas resolvi na ultima hora deletar tudo e não remar contra a maré.

Não quero parecer amargo ou bairrista secando o sucesso destes eventos.

Apenas gostaria que nosso povo além de arregaçar as mangas e trabalhar muito para o sucesso destes megas eventos não se deixasse levar pela festa e que fiscalize onde estão sendo empregados os recursos públicos.

Esta preocupação não é descabida tendo em vista que o Comitê Olímpico responsável pelos Jogos Pan-Americanos realizados no Rio de Janeiro em 2007, ainda não conseguiu explicar o rombo nas contas descoberto pelo Tribunal de Contas da União. E mesmo com este superfaturamento, foi gasto cerca de nove vezes mais do que o previsto, o Comitê não realizou todas as obras prometidas e as que foram edificadas em sua maioria estão ociosas.

A mesma preocupação se aplica a copa, será um investimento muito grande para uma festa de apenas um mês e que não será dirigida ao povo e sim aos turistas e a classe mais abastada de nossa sociedade.

Enfim! Viva a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e que esta festa seja motivo apenas de orgulho para o povo Brasileiro e não mais uma forma de desviar o dinheiro suado de nossos bolsos.

E para quem acha que sou o único brasileiro preocupado com esta questão leia o blog do Jose Cruz e verá o outro lado da festa.