Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Coluna Caricatura Escrita - Jornal o Povo


“Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele”
Henry Ford

Trabalhador e empregador uma parceria que dá certo.

Por Reginaldo Marques e Elena Souza.

Muito se tem falado a respeito da capacitação de jovens e adultos para ingressar no mercado de trabalho mundial nos últimos 20 ou 30 anos, assunto recorrente também em nossa cidade principalmente no trade hoteleiro que se encontra completamente em descompasso com as exigências mínimas de hospitalidade vigentes no mercado de turismo nacional e internacional.

Porem pouco ou praticamente nada foi feito na cidade para capacitar os trabalhadores que atuam no turismo e o pouco que se fez não tem surtido e efeito desejado.

A mistura tornou-se explosiva na medida em que juntamente a falta de capacitação profissional dos trabalhadores agregou-se a falta de visão macro dos empresários da cidade que se encastelaram na empresa familiar restringindo o crescimento de suas empresas e podando as oportunidades de crescimento profissional de seus funcionários.

Apesar de todos os contratempos normais encontrados pelos jordanenses para trabalhar e se especializar muitos tem corrido atrás desempenhando da melhor maneira possível suas funções e acumulando toda sorte de cursos possível não somente em sua área de atuação bem como qualquer coisa que apareça e que no final de sua carga horária proporcione um diploma ou certificado.

E quando o trabalhador termina de construir seu currículo e juntamente com ele certa gama de experiência inevitavelmente junto vem à idade que acabar tendo peso maior em sua avaliação quando este trabalhador com 40 anos ou mais necessita de uma nova oportunidade de emprego.

O paradoxo preparo intelectual e experiência na função exigida versus idade depois de se tornar um verdadeiro tormento para trabalhadores e empresários aos poucos tem dado sinais de ter encontrado uma saída que esta agradando a gregos e troianos. A simples constatação que hoje tanto o homem quanto a mulher com mais de 40 anos esta no auge de sua vida intelectual, familiar e profissional e não mais em seu declínio.

Esta nova relação entre empresa e trabalhador apesar de ser uma crescente no mundo e no Brasil já a um bom tempo ainda engatinha no alto da serra, porem algumas empresas e fundamentalmente alguns empresários da cidade já estão dando maior valor monetário e profissional aos trabalhadores com mais de 40 anos sem com isso fechar as portas ou deixar de dar oportunidades de crescimento profissional aos jovens.

Com este mix de juventude e experiência no quadro de funcionários quem tem a ganhar alem dos trabalhadores e empresários são os turistas que estão tendo a sua disposição empresas mais atrativas e trabalhadores mais capacitados e com uma maior satisfação em atender sempre bem e melhor.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Homens ou mulheres ofendem por medo ou por ódio.



“Se há políticos corruptos é porque estes, enquanto cidadãos também são corruptos. A sociedade é fruto do que cultiva”
Warley Tomaz

Meus jovens e não tão jovens seguidores deste espaço, como já dizia o velho deitado: “Cabeça vazia, oficina do capeta”.

E isso é a mais pura verdade. Impedido por força da palavra dada de que não iria dar pitacos na política da cidade até o Meninão completar 100 dias de mandato, prazo que deve acabar em 10 de abril e como meu outro assunto preferido o futebol também não anda nada digno de nota tenho passado este começo de ano mentalmente ocioso, sem assunto.

E não tendo nada mais interessante a postar vou passar o tempo dando orelha para nosso Admirador Anônimo que deixou a seguinte mensagem de incentivo a este Blogueiro fútil e irrelevante:

“Como alguem já disse, o povo local tem o governo que merece. Aqui em Campos do Jordão não é diferente, analizando seus comentários na sua maioria totalmente futeis irrelevantes, explica a situação do municipio. Quando algo não tem solução, já está solucionado” 

Antes de iniciar as minhas considerações vamos as preliminares que neste caso não podem ser dispensadas.

1 – No topo de todos os posts deste Blog tem a seguinte mensagem: “A leitura deste Blog é expressamente proibida para menores de 40 anos ou portadores e analfabetismo funcional”.

Logicamente que o espaço é publico e aberto para todos sem restrições, mas a mensagem tem a sua finalidade. E é exatamente  a de evitar este tipo de comentário. Onde simplesmente se ataca o dono do espaço, mas não justifica o ataque com argumentos no mínimo sustentaveis em si mesmo. A oportunidade de uma critica bem feita e com endereço certo abrindo um debate a respeito dos pensamentos que devem ser diversificados mais uma vez foi perdida e ficou na conta da tropa de choque desastrada formada pelos bajuladores profissionais da politicalha instalada na cidade coisa que devo dizer é uma constante de todos os governos e desgovernos instalados em Campos do Jordão desde o seu descobrimento.

2 – Assim que qualquer um queira deixar o seu recado por aqui e acessa o espaço para comentários também encontra por lá algumas regras básicas de comportamento:

“Antes de comentar leia com muita atenção!

Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.

Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.

Esclarecido isso fica o comunicado:

O Corneteiro não permitirá mais que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.

O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.

Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.

Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.

Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.

Aqui como na Constituição é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação”.

Como é temeroso dar espaço para quem não se responsabiliza pelas próprias opiniões estas regrinhas básicas para participação e comportamento de fato esta restringindo e muito a participação da maioria dos leitores do Blog, porem não isenta aquele que se não leu por descuido ou por se enquadrar no grupo dos analfabetos funcionais tanto a mensagem no topo dos posts quanto a mensagem para os comentários de segui-las a risca.

Isto posto vamos as consideração a respeito da singela mensagem:

Concordo plenamente quando diz que o povo local merece o governo que tem e isso é uma máxima antiga e que serve não somente para a cidade como para o país inteiro com uma ressalva – da mesma forma que o povo merece o governo que tem o governo também merece o povo que governa. E analisando com S este fato posso dizer que nossos políticos estão muito bem respaldados por seus eleitores da mesma forma que o povo representado pelos eleitos, ou seja, nivelado por baixo.

Quanto a sua opinião sobre a futilidade e irrelevância de meus comentários poderia perder um bom tempo para explicar sua frustração pessoal a respeito de meu desempenho, mas quando você mesmo perde tempo se escondendo atrás do anonimato para deixar aqui a sua analise com Z a meu respeito já demonstra que de irrelevante este espaço não tem nada e no caso da futilidade com certeza é porque seu calo doeu um bocado com o assunto ou assuntos aqui abordados. E explica sem duvidas o porquê de estarmos hoje afundados até o nariz nesta lama de interesses pessoais e de politicagem barata na cidade.

Por fim quando diz que quando não se tem solução, solucionado está, demonstra somente que não esta resignado com a vontade da maioria dos eleitores e sim que esta de alguma maneira a vontade com os acontecimentos e neste caso vou pedir a devida vênia para deixar um pensamento da sabedoria popular para a sua reflexão:

“Povo que elege político corrupto, não é vitima. É cúmplice!

Por você caro Admirador Anônimo não posso afirmar absolutamente nada, mas por mim afirmo com a maior convicção do mundo. Se há governo, sou contra!

PS: Os comentários deste Blog são moderados e se for o caso excluídos conforme a preferência do dono do espaço, mas jamais editados, desta maneira o que segue no inicio do post é a integra do comentário sem edições ou correções ortográficas.