As tragédias que estão se abatendo sobre os quatro cantos da terra já há pelo menos três anos esta demonstrando que a terra esta em um ciclo de mudanças que não se reverterá pela intervenção do homem, o gatilho da natureza foi disparado agora não tem volta.
Apear de ler e saber de vários e vários estudos e achar sim que o homem esta devastando a terra das mais variadas formas e que esta agressão pode de alguma forma mudar o clima da terra, não creio que estas mudanças climatológicas tenha ou venham a ter força para produzir mudanças substanciais na terra a ponto destas mudanças produzirem um terremoto, um tsunami, a erupção de um vulcão ou a criação de um tornado ou um furacão.
E digo isso por simples informações passadas. A terra independentemente da ação do homem sempre produziu grandes e devastadoras demonstrações de força, terremotos, maremotos, enchentes, ciclones, furacões e outras formas de destruição é só ler e se informar a respeito das maiores tragédias naturais do mundo.
Oxalá tenhamos o poder de daqui a alguns anos prever com maior antecedência estas manifestações de poder e fúria para que tenhamos um menor numero de vitimas.
Porem a maior tragédia não é a natural, ou a que o homem produz na ânsia de produzir, mais e mais rapidamente produtos de consumo completamente supérfluos.
A maior tragédia é a forma como o homem trata seu semelhante. Ai se pararmos para pensar na verdadeira tragédia humana, veremos que a maior destruição não é a vinda de manifestações naturais e sim a que o homem por sua unica vontade tem a morbida necessidade de impingir a seu semelhante.
Ai começamos a perceber que se não podemos dominar a força e a fúria da natureza, descobrimos que juntos podemos aplacar grande parte sua destruição.
Da tragédia Japonesa podemos tirar a lição de que quando um povo se respeita e faz com que seus governantes a respeitem muitas vidas pedem ser salvas.
Apesar de menor em sua devastação a região serrana do Rio após dois meses de sua particular tragédia ainda conta com centenas de desaparecidos, milhares de mortos e pior, continuam abandonados por todos principalmente pelo poder público.
Das maiores tragédias que podem se abater sobre a terra, no Brasil temos a pior de todas. A insensibilidade de nossos governantes.