Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

sábado, 17 de outubro de 2015

A geração que deseja estocar o vento - A Tribuna

Desde que me conheço por gente (e isso já faz um bom tempo) ouço nos noticiários, nas ruas e nas conversar em família que estamos em crise. Quando não econômica... Politica!

O passar dos anos me ensinaram que estas crises mais do que institucionais ou financeiras são culturais. O brasileiro por natureza é indolente, superficial e soberbo - crê ingenuamente que é mais esperto e melhor preparado do que outros povos simplesmente porque nasceu no Brasil. Como bem disse Gilberto Dimenstein: ”O Brasil é uma nação de espertos que reunidos, formam uma multidão de idiotas”.

Então o que torna esta crise diferente das demais?

O que torna esta crise particularmente preocupante é que ela se tornou uma crise moral. Pior... Ela esta sendo protagonizada por uma geração completamente vazia de ideais (a geração do vento estocado).

Esta característica “macunaimesca” inerente do povo brasileiro acabou se tornando terreno fértil para a proliferação de uma legião de intelectuais de fim de semana. Pensadores preguiçosos que não sabem absolutamente nada a respeito de sua própria historia e mesmo ainda sobre a dos outros.

Sem noção alguma sobre a realidade que os cercam, estas tristes figuras criam factoides históricos para justificar as suas imbecilidades e inevitavelmente acabam ridiculamente se contradizendo.

Por um lado temos os “coxinhas radicais” da direita que pregam entre tantas outras asneiras a intervenção militar, sem ter a menor ideia do que isso significa. Lutam pela volta do regime militar fazendo uso da liberdade de expressão, um dos primeiros direitos a serem extirpados pelos militares quando no poder.

Resumindo: São uns completos imbecis que não possuem o respeito nem mesmo dos militares aquartelados e por isso mesmo não merecem maiores considerações. Devem ser simplesmente ignorados.

Por outro, temos os “playboys ativistas”, que se qualificam como socialistas, mas não abrem mão dos luxos e da boa qualidade de vida que a direita retrograda sempre lhes proporcionaram historicamente.

Essa nova geração que se considera altamente politizada é formada por jovens mimados e ociosos, jovens que não são nada inocentes e menos ainda úteis. Acham que por participarem de uma ONG bacana ou de algum movimento social da moda, sabem exatamente o que a população menos favorecida realmente sente.

São a fina flor da esquerda caviar. Gente que “odeia” a América, mas adora se promover em redes sociais como o Instagram, Facebook e Twitter. Paradoxalmente todas ferramentas de mídia criadas pelos “malvados” capitalistas.

São idiotas ideológicos que mostram toda a sua indignação socialista fomentando o ódio contra o capitalismo, queimando a bandeira do grande satã americano em praça pública, calçando tênis nike, vestindo calça jeans e camiseta de rock ao som de Blowin in The Wind de Bob Dylan.

Sem deixar de se reunir depois em uma lanchonete do MacDonald’s para tomar uma Coca-Cola geladinha e comer um delicioso Big Mac para festejar seu ato heroico na luta de classes. Tudo isso sem perder a hora de encontrar a namoradinha patricinha na porta do Shopping para assistirem um filme de algum super-herói da Marvel Comics saboreando um belo combo de fritas.

Depois de toda esta ostentação consumista, símbolo máximo do american way of live, seguem de alma lavada para suas casas, geralmente em um condomínio de alto padrão com a certeza do dever cumprido.

São estes ativistas que querem promover uma revolução campesina no país sem ao menos saber a diferença básica entre socialismo e socialdemocracia.

Para essa geração descolada é tudo igual, ignoram que a socialdemocracia é o sistema politico que prega que o Estado tem o dever de oferecer oportunidades iguais a todos os cidadãos, independente de sua posição social, regime politico inevitavelmente baseado na democracia. A socialdemocracia é um sistema politico completamente diferente do socialismo onde o Estado com mãos de ferro nivela toda a população por baixo fundamentado em um regime ditatorial.

Vejam bem! Não se trata de gostar mais de um ou menos de outro. Trata-se de ser contra a indecência desta gente em querer vender a parcela mais vulnerável da população seu falso patriotismo.

A grande verdade é que os discursos políticos e ideológicos do país simplesmente se esgotaram. À direita assim como a esquerda não representam mais o povo, e os liberais não tem capacidade para apresentar uma agenda positiva para a nação.

Infelizmente enquanto o povo brasileiro deixar de investir em educação sempre será preza fácil destes intelectuais de ocasião.  

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O começo do fim do PT - Jornal Regional

Apesar dos esforços do Palácio da Alvorada, o Brasil caminha a passos largos para uma crise que pode acabar com o impeachment politico da presidente Dilma Roussef muito antes do que até mesmo a oposição esperava.

O governo esta respirando por aparelhos e governa graças as varias ações interpostas no STF garantindo que a Câmara dos Deputados não entre com um pedido de impeachment.

Mesmo diante deste quadro o PT mantem seu discurso agressivo contra a oposição e demostra que não aceita que errou e que não esta disposto a abrir um dialogo de entendimento nacional.

E a gota d’agua que faltava para o processo de impeachment sair do papel e ganhar as ruas pode ter sido a proposta de deixar os rumos da economia do país sob a supervisão do Presidente do Senado Renan Calheiros, em troca de uma suposta sustentação politica.

Por este aspecto, o quadro que esta pintando no horizonte do país não é nada promissor.

Ouvi de algumas pessoas que é hora dos políticos deixarem seu ego de lado e trabalharem por uma união nacional, dando sustentação a presidente legitimamente eleita. Eu acho que não se pode exigir das pessoas virtudes que elas não possuem.

Sou pratico, e trabalho com o material humano que tenho em mãos, e não posso deixar de lembrar que vivemos no país onde as instituições que deveriam zelar pelas leis e pela ordem lançam mãos de manobras como os embargos infringentes, as PECs e as pedaladas fiscais para perpetuar seu plano de poder.

Na realidade em minha enorme ignorância politica e social acho que os discursos políticos e ideológicos do país se esgotaram. A esquerda assim como a direita não representam mais o povo e os moderados não tem organização e força para apresentar uma agenda positiva para a população.

Como diz minha amiga Deborah Cocci estamos caminhando firmes e fortes rumo a uma guerra civil.