Em setembro do ano passado o Blog já havia questionado o paradeiro dos notebooks dos alunos da rede de ensino de Campos do Jordão; há época solicitávamos a imediata devolução dos aparelhos as crianças mesmo sob o argumento de que as escolas não tinham ainda implantado um sistema para a sua utilização dentro da escola, entendíamos na ocasião que o direito ao acesso aos notebooks já comprados não poderia ser cerceado por uma incompetência da rede de ensino da cidade que não se adaptou ao uso dos aparelhos em sala de aula.
Nesta semana por uma noticia desagradável veiculada pelo Jornal Tribuna de Campos do Jordão fomos informados que através de um esquema criminoso os notebooks de nossos filhos estavam sendo vendidos.
O crime não é apenas uma denuncia ou uma hipótese a ser investigada o delito foi devidamente comprovado existem nomes, provas materiais e com testemunhas conforme informou a reportagem do JT:
“O resultado dessa investigação acabou causando uma infeliz surpresa. Esses notebooks que deveriam estar sendo utilizados pelos alunos estavam sendo vendidos.
Dois desses inclusive, foram comprados pela reportagem do JT no valor de R$ 250,00 cada – preço praticado para pequenas quantidades, acima de 5 unidades, o valor cairia para R$ 180,00 cada. Os equipamentos estavam completos, com carregador, manual, CD de instalação e estojo. Eles foram entregues á Polícia Federal de São José dos Campos. Os aparelhos foram comprados por meio de verba federal – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Estima-se que mais de cem computadores foram vendidos no esquema. Quem comprou poderá se enquadrar no crime de receptação.
O Ministério Público já foi comunicado sobre o caso. (O nome do colaborador do JT e dos supostos golpistas serão preservados até o final das investigações)".
Diante deste fato inexorável o mínimo que a prefeita poderia fazer era a imediata exoneração dos secretários de educação e o afastamento dos funcionários envolvidos no episódio até as investigações serem concluídas.
O que não pode se admitir é o silêncio fúnebre da administração.
Ai eu também aproveito para perguntar onde se encontram os nobre vereadores desta surrealista cidade que deveriam estar investigando antes da imprensa o paradeiro destes aparelhos?
Gente incompetente e negligente que faz vista grossa por conveniência e por covardia.
O Blog espera que a Polícia Federal investigue a fundo esta questão e de satisfação ao povo de Campos do Jordão o mais rápido possível.