Campos do Jordão nos últimos anos para agradar turistas e proprietários de mansões de veraneio, modificou completamente suas características naturais, culturais e arquitetônicas.
A introdução de arvores estranhas a nossa região como o Pinus Elliottii e o Platanus originários de outros países alem de alterar completamente a paisagem da cidade destruiram totalmente o ecossistema da cidade suprimindo por completo as arvores frutíferas naturais da região como a pêra, a maçã, o pêssego, a nectarina e outros mais.
No que diz respeito à arquitetura da cidade as construções antigas da cidade foram descaracterizadas para dar lugar a Arquitetura Enxaimel também originaria da outro pais.
Esta agressão as tradições naturais e culturais da cidade introduzida a força por forasteiros e oportunistas da terra destruíram por completo o que existe de mais bonito e o que suscitou a admiração dos primeiros hospedes da cidade; a sua originalidade.
Prova deste estupro cultural esta logo abaixo: Este prédio localizado no centro da Vila Abernéssia mostra o quão exuberante são nossas construções originais e como a ânsia em agradar ao turista destruiu por completo a fachada deste magnífico prédio.
Aproveitando o gancho do post gostaria de saber por onde andam os responsáveis pela Secretaria de Cultura que há pouco tempo tomoram as dores de alguns empresários de Capivari e providenciaram a toque de caixa o tombamento da Igreja de São Benedito em Capivari somente com o intuito de acabar com seu comercio adjacente.
Será que este prédio e vários outros espalhados pela cidade também não merecem ser tombados e restaurados limpando suas fachadas e trazendo a tona sua verdadeira arquitetura sem esta agressão ao patrimônio histórico e cultural da cidade?