Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Debate 2012 - Campos do Jordão.


“Argumentar é discutir mas, principalmente, é raciocinar, é deduzir e concluir. A argumentação deve ser construtiva na finalidade, cooperativa em espírito e socialmente útil”
Whitaker Penteado

Ontem no Hotel Leão da Montanha aconteceu o primeiro debate entre os candidatos a prefeito realizado pelo Jornal O Povo de Campos Jordão e simultaneamente transmitido pela Radio Emissora de Campos do Jordão AM e pela internet através do Portal NetCampos.

Alem das três mídias organizadoras somente mais um veiculo de comunicação esteve presente registrando este importante evento representando os blogueiros que muitos descontentes com a realidade costumam rotular de sujos, sensacionalistas, tendenciosos e radicais.

A participação do Corneteiro neste importantíssimo evento demonstra que apesar das resistências a política jordanense esta mudando e dando lugar a novas idéias e novas maneiras de se fazer política e o respeito pelas mídias independentes é a prova desta mudança.

O Blog de publico agradece a organização pelo espírito democrático e pelo respeito que demonstrou não somente para com as mídias independentes, mas principalmente para com o cidadão que enfim livremente pode expressar seu pensamento através da internet e das redes sociais em tempo real.

Meus agradecimentos ao Jornal O Povo da Serra da Mantiqueira na pessoa do Sr. Manoel Carlos Conti, A Radio Emissora de Campos do Jordão AM na pessoa do Jornalista Claudio Borges e a toda a equipe do Portal NetCampos através da pessoa do Sr. Alan Germano.

Que o espírito de democracia e respeito pelas minorias demonstradas por estes veículos de comunicação seja o principio de uma nova era na política jordanense.

O Debate:

1° Bloco – Organização.

A organização de um debate político nunca é fácil, vemos pelas grandes mídias nacionais que promovem debates nacionais já a muito tempo que os contratempos e o aprendizado são uma constante. Desta maneira o debate de ontem não poderia fugir a esta regra.

As dificuldades tecnológicas na transmissão via internet fogem do controle dos organizadores na medida em que eles não dependem somente da qualidade de seus equipamentos e do profissionalismo de seus técnicos e sempre esbarram na péssima qualidade dos serviços prestados pelas empresas dos sinais de internet que operam na cidade que já é sabido por todos que são de péssima qualidade.

Quanto ao formato não houve maiores problemas e se salienta que todos os candidatos presentes antecipadamente concordaram com as regras determinadas pela organização desta maneira reclamações posteriores acabam caindo no vazio.

A mediação do evento item que foi ferozmente questionado por alguns candidatos se demonstrou acima de qualquer expectativa e apesar do choro de alguns com certeza foi o ponto mais forte do evento.

2° Bloco – Os ausentes.

O ponto negativo do debate sem duvida foi à ausência dos três candidatos que desprestigiaram não os organizadores ou os presentes, mas sim os eleitores que tem o direito de saber e de avaliar os planos e as posturas de todos os candidatos.

A ausência da candidata do PPS Ana Cristina Machado Cesar, do candidato do PSD Jose Matos da Costa e do PV Ivo Strass alem de denotar a falta de postura democrática levanta outra questão que merece ser destacada. Interessantemente os três ausentes são exatamente os únicos candidatos que já detém cargos eletivos o que demonstra que se estes candidatos não tinham o que dizer a população neste debate é porque não fizeram absolutamente nada nos últimos quatro anos que fosse merecedor de avaliação ou de destaque. Lamentável!

3° Bloco – O debate.

O debate como de esperado por ser o primeiro neste formato na historia da cidade não alcançou o clímax desejado pelo eleitor e pelos presentes, isso em grande parte graças a ausência de vários outros candidatos, mas não foi decepcionante.

Os candidatos souberam utilizar seu tempo e expor de maneira bastante clara suas propostas e todos concordaram que a cidade parou e o pior retrocedeu.

O grande destaque do debate sem duvidas e este ponto sim deve ser bastante comemorado foi a performance dos três candidatos mais jovens que com certeza se sobrepuseram em todos os níveis aos demais, demonstrando que a nova geração política da cidade veio para ficar e o mais importante demonstrou que tem qualidade.

Dentro desta realidade quem se destacou tanto pela firmeza de suas palavras, no conhecimento técnico a respeito das principais deficiências da cidade como pela seriedade, clareza e objetividade de suas propostas mostrando um caminho seguro a ser percorrido pelos próximos quatro anos foi o candidato do PCdoB Rodrigo Veraldi Ismael.

4º Bloco – Considerações finais.

A destacar nesta primeira experiência o bom nível dos debatedores, dos mediadores e do publico presente.

A lamentar as desculpas esfarrapadas dos ausentes e a forma como os mediadores foram infantilmente atacados nas redes sociais antes e depois do debate por simpatizantes dos candidatos ausentes com insinuações de parcialidade.

A falta de argumentos e o clima desfavorável a que se referiram tanto candidatos quanto seus assessores foi criado ao longo do tempo pela incompetência e inércia de seus próprios candidatos e não por uma suposta simpatia partidária deste ou daquele mediador ou organizador.

Os acontecimentos políticos de Campos do Jordão não interessam as grandes mídias da região ou do país e é por isso mesmo que a cidade tem de criar seus próprios mecanismos para se adaptar as exigências do novo eleitorado que espera maior agilidade, transparência e publicidade aos fatos e atos políticos da cidade o que pode somente ser alcançado através dos meios digitais.

Quem perdeu mais com a ausência ao debate não foram os candidatos e sim o eleitor que alem de ser desrespeitado no seu direito de conhecer e de avaliar os planos e posturas dos candidatos esta sendo vitima de uma tentativa de manipulação para encobrir a incompetência dos ausentes.

Merecedor também de destaque na presença do Corneteiro no debate é a sempre força e luta incessante dos companheiros Deborah Cocci e Paolilo que há muito tempo apóiam o trabalho do Blog.

Que venha o próximo!