Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

domingo, 12 de julho de 2009

Informativo do bairro


O informativo do bairro foi uma iniciativa minha, sou o responsável desde os textos ate a diagramação final do informativo.
A idéia é colocar os moradores a par dos acontecimentos da associação de forma simples e direta, e também de fazer com que os moradores se interessem um pouco mais pela associação e pelo bairro.
O informativo é composto por somente uma folha A4 com frente e verso impressos.
As matérias são pertinentes as atividades da associação e não traz conteúdo político ou religioso e não faz criticas a este ou aquele cidadão bem como também não tem por objetivo promover seja lá quem for.
Se o informativo continuar a sair de forma periódica talvez as pessoas se interessem pelo jornal do bairro e ele possa crescer e adquirir vários colaboradores, por enquanto segue este blogueiro com a tarefa de coloca-lo nas ruas.

Festa junina do Amadeu


A realização da festa junina ficou totalmente por conta da Escola Amadeu e a AMA – Vila Britânia somente contribuiu com a arrecadação de algumas prendas a com a divulgação do evento com faixas espalhadas pelo bairro e na praça do Gazebo no centro da cidade e com a divulgação em seu informativo.

Doação de manilhas para reparos na rua da quadra


Toda época de chuvas as residências ribeirinhas são as que mais sofrem com alagamentos no bairro, principalmente as residências localizadas entre a ponte central do bairro e o Hotel Duas Quedas pelo fato de esta parte do bairro ser a mais baixa.
Alem deste fator que já é conhecido a décadas pelos moradores da região teve um agravamento significante após o asfaltamento da Rua Leonor Saraiva Prizrembel.
O asfaltamento impermeabilizou a rua que não da mais vazão as águas da parte mais alta da rua e alem das águas que já entrava nas casas da rua pelo rio agora também são invadidas pelas águas da rua.
Os moradores em primeira instância recorreram ao vereador do bairro, que nada fez.
Procurado o Presidente conseguiu através de um empresário da cidade algumas manilhas de grande porte para que os moradores tumulassem as águas da referida rua.
Classifico esta atitude juntamente com a reforma do ponto de ônibus como as mais importante dos 200 dias.

Doação de diversas mudas para a Escola Amadeu através do Viveiro Municipal


A doação das mudas na realidade foi um redirecionamento das mudas do viveiro municipal para a escola e para ser bem sincero não sei o porquê de a associação ter servido de intermediário entre duas instituições municipais.

Curso de entalhe em madeira e teatro


Os cursos de entalhe em madeira e de teatro na comunidade foi idéia do Presidente da AMA – Vila Britânia para retirar as crianças da rua do bairro.
O presidente a toque de caixa como sempre, conseguiu as parcerias primeiro com uma artista plástica que se dispôs a ser a professora de entalhe e logo após com a Secretaria de Cultura da cidade que disponibilizou os professores para o curso de teatro e por fim com a escola Amadeu que por sua vez cedeu o espaço para a realização dos cursos.
Abertas as inscrições pensávamos que logo os adolescentes do bairro e redondeza se empolgariam com a novidade e preencheriam as vagas, mas não foi o que aconteceu.
A procura pelos cursos foi muito abaixo do esperado e ate hoje não se conseguiu preencher sequer uma turma para começar os cursos.
Lamentamos pelos adolescentes que estão desperdiçando uma boa oportunidade de enriquecer seus conhecimentos e seu currículo.
Também gostaria de deixar registrado que durante o período em que a AMA – Vila Britânia manteve a divulgação dos cursos através de cartazes espalhados pelo bairro e imediações sofreu um boicote de pessoas “desconhecidas” que destruíram todos os cartazes de divulgação dos cursos.

Reforma do ponto de ônibus.


A reforma do ponto de ônibus da praça principal da Vila Britânia foi em minha opinião o maior feito da AMA – Vila Britânia nestes 200 dias.
O ponto se encontrava totalmente deteriorado com sua cobertura completamente destruída e com seu madeiramento descascado e quebrado.
O Presidente correu atrás de moradores e empresários da cidade que de bom grado doaram mão-de-obra e materiais para a revitalização do ponto.
O ponto é o principal da região e tem o maior movimento de passageiros e a falta de cobertura e com seu madeiramento comprometido não oferecia as menores condições de uso por crianças, mulheres e idosos.
O evento foi tão significativo que no dia em que o ponto estava sendo reformado a participação dos moradores foi maciça e em sua inauguração contou com a presença da Prefeita e de seus secretários.
Deste feito ficou a certeza que uma associação é feita por todos e tem de se dedicar ao coletivo de forma eficiente sem alegorias inúteis.

Bloco dos Artistas


A realização do carnaval em Campos do Jordão sempre foi um fiasco, mesmo em anos passados onde a cidade era realmente pequena e a população era mais desinibida e participativa.

Assim o carnaval deste ano na cidade foi realizado as pressas (como sempre) e claramente sem uma infra-estrutura mínima, deste desfile participarão os blocos mais tradicionais da cidade e a AMA – Vila Britânia debutou representada pelo Bloco dos Artistas.


A apresentação na avenida foi como a cidade fria e vaga, dos mais de cem abadas distribuídos pelo bloco no máximo 20 foram à avenida, valeu apenas para testar a união dos moradores.


Esta participação no fadado desfile cabe salientar foi à revelia deste que vos escreve que nunca foi dado a festas e tem a certeza que uma associação de um bairro operário tem inúmeros afazeres dentro de sua comunidade bem mais importantes que festejos sejam lá quais forem.


Conforme já descrito em post passado os presidentes das associações de Campos do Jordão não são conhecedores dos tramites legais de uma associação e assim fazem sem cerimônia o que querem sem dar maiores explicações. Assim não fui consultado a respeito da participação da entidade na festa e sim comunicado do fato.


O Presidente da AMA – Vila Britânia tem um tramite muito bom com a Secretaria de Cultura por conta de sua esposa que é artista plástica, desta forma uniu o útil ao agradável. Agradou a Secretária que precisava mostrar trabalho em seus primeiros meses na pasta, fez um barulho na comunidade e de lambuja administrou uma verba de mais de quatro mil reais.


O ponto negativo é que a participação da entidade no desfile por conta da tal verba despertou o ciúme de um vereador do bairro que lançou duvidas a respeito da utilização do dinheiro da Secretaria pelo Bloco dos Artistas.


Na realidade descobriu-se que a verba que foi dada ao Bloco dos Artistas pela Secretaria não veio de entidade publica e sim de uma empresa particular o que descaracteriza por completo a utilização de erário publica no evento, fato que acabou por deixar nosso nobre edil falando sozinho na câmara.


Fica a lição de que uma associação de moradores não pode se dar ao luxo de promover e participar de festas sem que se desgaste desnecessariamente.


Para quem gosta de festejos o mais correto seria fundar uma associação recreativa voltada somente para o entretenimento de seus associados.