Dia destes em conversa com amigos fui rotulado de polemico.
Admito que não fiquei chateado com o adjetivo em si,mas com a forma como ele foi colocado pejorativamente.
Uma das grandes verdades da democracia é que ela nao pode existir sem a polemica, sem a disputa de ideias e sem a busca da melhoria das relações através da contestação.
Porem a maioria confunde polemica com briga, polemica nada mais é do que provocar a discusão sobre determinado assunto mostrando que para cada cituação existem varias vertentes de entendimento.
Simplesmente concordar com alguma coisa somente pelo fato que todos aceitam como certo e liquido determinado comportamento é no minimo desrespeito com o que de mais sagrado nos foi consedido que é o livre arbitrio.
Morar em uma cidade pequena como Campos do Jordão não é só alegria, existem situações que restringem o direito a liberdade de expressao. Aqui a pessoa que deseja opinar a respeito de algun tema prefere se esconder atras do anonimato com medo de retaliações e quem náo se importa com o que os outros podem dizer a seu respeito e se posicionam firmemente acabam por ser rotulados pejorativamente de polemico.
Uma pena que uma qualidade tão importante para a formação do carater de uma pessoa pode ser distorcido a ponto de virar um defeito.
A Chapa Unidos Por Campos venceu as eleições da ACE.
A eleição da ACE ocorrida no ultimo dia 8 deu vitoria a Chapa encabeçada por Wagner Cardoso da Sulva que vai comandar a entidade pelos próximos dois anos.
Agora cabe aos novos diretores implementar uma política que realmente venha a beneficiar o comercio e o primeiro passo espero que seja manter um representante constantemente em contato com a Câmara de vereadores a fim de evitar que novos Projetos de Lei venham a dificultar o crescimento do comercio e conseqüentemente a oferta de emprego.
Depois da polêmica do aborto levantada na última eleição presidencial agora é a vez do assunto religião x política em Campos do Jordão, apesar do centro da discussão ser completamente outro.
Agora a bola da vez na campanha de Campos do Jordão é o comércio no entorno da Igreja do Capivari em Campos do Jordão.
O que chama a atenção do Blog não é nem o comércio instalado ao lado da Igreja, nem a reclamação dos fiéis católicos (praticantes, aqueles que se dedicam de corpo e principalmente de alma a igreja). O que chama a atenção do Blog é o porquê deste súbito surto de religiosidade que alguns periodistas, políticos, comerciantes, ateus, fiéis católicos e de outras denominações se acometeram de uma hora para outra.
A campanha para “limpar” os arredores da Igreja de São Benedito em Capivari estranhamente foi deflagrada logo após um cidadão ser autuado pela posse de panfletos ditos apócrifos, e ter se declarado pré-candidato a prefeitura da cidade.
O caso dos panfletos ganhou dimensões nacionais o que elevou o nome do cidadão até então desconhecido ao conhecimento de todos os moradores da cidade; e sendo o cidadão sabidamente ligado a alta cúpula da igreja da cidade e da região e também se sabendo da grande força e influência que a igreja principalmente a católica tem dentro da comunidade jordanense, o fato claramente azedou a feijoada de um grande numero de possíveis outros pré-candidatos que sem titubearem começaram o ataque aquele que sem duvidas poderá ser o maior cabo eleitoral de referido cidadão.
O que acaba por pegar muito mal não é o comércio dentro e ao redor de igrejas e templos, fato que ocorre desde a invenção da religião. O que pega muito mal é o camarada por motivos puramente políticos meter o pau na igrejinha da esquina e no final de semana ir ajoelhar no pé da Padroeira do Brasil para pedir ajuda para as mais absurdas coisas e de lambuja dar uma passadinha no Shopping de Aparecida para comprar toda sorte de bugigangas.
1) PROJETO DE LEI Nº 123/10, de autoria da Vereadora Maria Joaquina dos Santos, que dispõe sobre Declaração de Utilidade Pública o Instituto Cultural de Integração da América Latina – ICIAL “Dom Oscar Arnulfo Romero e Gáldamez”.
2) PROJETO DE LEI Nº 125/10, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a construção, reconstrução e conservação de calçadas, tapumes, readequação das calçadas, suas penas, e dá outras providências.
3) PROJETO DE LEI Nº 131/10, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre autorização para desafetação de bem público e de sua doação a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – CDHU.
4) VETO protocolado nesta Edilidade sob o nº 2787/10, aposto pelo Executivo Municipal ao Projeto de Lei nº 103/10 (contido no Autógrafo nº 80/09), de autoria do Vereador José Matos da Costa, que dispõe sobre a obrigatoriedade de policiamento fixo, de Guarda Civil Municipal, em todas as escolas municipais, bem como em outros equipamentos públicos municipais, e dá outras providências.
b) em segunda discussão e votação:
1) PROJETO DE LEI Nº 107/10, de autoria do Executivo Municipal, que Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Campos do Jordão para o exercício de 2.011.
b) em primeira discussão e votação:
1) PROJETO DE LEI Nº 111/10, de autoria do Vereador Sebastião Aparecido César Filho, que insere o evento Evangélico ABALA CAMPOS DO JORDÃO, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campos do Jordão. (EMENDA nº 2675/10 – Vereador Sebastião Aparecido César Filho)
2) PROJETO DE LEI nº 117/10, de autoria do Vereador Paulo Carlos da Costa, que dispõe sobre a proibição do uso de capacete nos estabelecimentos comerciais, públicos e bancários no Município de Campos do Jordão e dá outras providências.
3) PROJETO DE LEI Nº 120/10, de autoria do Vereador Paulo Francisco dos Santos, que dispõe sobre proibição da comercialização e do consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos e dá outras providências.
4) PROJETO DE LEI Nº 122/10, de autoria da Vereadora Maria Joaquina dos Santos, que institui o “Dia do Conselheiro Tutelar” e dá outras providências.
5) PROJETO DE LEI Nº 126/2010, de autoria do Vereador Paulo Carlos da Costa, que dispõe sobre restrição do uso de telefone móvel no interior das agências bancárias e instituições similares no Município de Campos do Jordão e dá outras providências.
c) em única discussão e votação secreta:
1) PROJETO DE LEI Nº 121/10, de autoria da Vereadora Maria Joaquina dos Santos, que dispõe sobre denominação de próprio municipal.
2) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO nº 29/10, de autoria do Vereador José Matos da Costa, que outorga o Título de Cidadão Jordanense.
Câmara Municipal de Campos do Jordão, 03 de dezembro de 2.010.
Nota do Blog: Dentre os 12 Projetos em votação 6 merecem uma atenção especial:
1 Projeto 125/10 – Este Projeto apesar de ser apenas uma adequação a uma Lei já existente (Lei de Posturas) e muito pertinente tendo em vista que a construção e a conservação das calçadas, tapumes e que tais já é de responsabilidade do proprietário do imóvel resta somente obrigar os mesmos a adequar estas calçadas e tapumes a Lei, mesmo sabendo que isso ira gerar um custo a mais para os jordanenses. Somente espero que as calçadas e tapumes de responsabilidade dos órgãos públicos seja municipal, estadual ou federal também, sejam fiscalizados e obrigados a respeitar a Lei.
2 Projeto 131/10 – Demorou! O prédio que esta sendo construindo nesta área já esta coberto e a Prefeitura somente agora repassou a área ao CDHU como pede a Lei?
3 Veto ao Projeto 103/10 – O Veto é no mínimo bizarro. Para que serve a Guarda Municipal se não for para proteger o patrimônio da cidade e oferecer segurança aos munícipes? Se o Veto for mantido não resta outra coisa a fazer se não a dissolução imediata da Guarda Municipal.
4 Projeto 117/10 – Apesar de mais um copy-cola este Projeto mais do que segurança diz respeito a educação. Retirar o capacete, o boné, o gorro, a touca, o chapéu ou qualquer outra cobertura ao adentrar em qualquer lugar é coisa que se deve aprender em casa e não por força de Lei.
5 Projeto 120/10 – Continuo com a mesma opinião do dia 16 próximo passado. Lamentável.
6 Projeto 126/10 – Continuo com a mesma opinião do dia 23 próximo passado. Não adianta parece que quanto mais à gente reza mais a coisa piora.
Quanto aos demais Projetos com exceção do 107/10 que deve ser analisado em separado e com muita atenção o resto é mesma coisa de sempre Projetos sem nenhum interesse social, apenas agrados aos eleitores em potencial.
Parabéns aos Tricolores Pedro Bial, Evandro Mesquita, Thiago Fragoso, Nelson Motta, Jô Soares, Fernanda Torres, Cacá Bueno, Tim Maia e a toda Nação Fluminense pelo Bicampeonato Brasileiro.
Subversivo é todo aquele que pretende mudar o mundo destruindo conceitos, quebrando paradigmas transformando a ordem política, social e econômica estabelecida.