Triscaidecafobia
O palavrão ai em cima é o nome dado ao medo irracional do número 13 e pode ser considerada uma doença.
O numero 13 em praticamente todas as culturas é sinônimo de azar e é envolto por toda sorte de mitos e superstições e nem mesmo os cristãos se livram deste estigma sendo que uma das explicações para o mau agouro deste numero é a Santa Ceia onde os 12 apóstolos se reuniram com Jesus (13 pessoas) para a última ceia antes do mestre ser traído e crucificado.
Na mitologia nórdica 13 a mesa também não é visto com bons olhos, pois reza a lenda que Loki Deus do fogo e da trapaça ao chegar em um banquete sem ser convidado onde mais 12 Deuses se reuniam portanto com ele 13 Deuses iniciou-se uma discussão que acabou com o assassinato de Balder o favorito de Odim.
Por estas razões os conjuntos de mesa são sempre vendidos aos pares e nunca em numero impar.
A triscaidecafobia piora quando ao 13 se associa a sexta-feira criando o mito da sexta-feira 13 que teve inicio em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira quando o Rei Felipe IV da França ordenou a chacina de todos o Cavaleiros pertencentes a Ordem dos Templários.
Em Campos do Jordão o primeiro ano com final 13 do milênio e do século e que tem em seu calendário duas sextas-feira 13 começou com o numero 13 em destaque também na política.
Treze são os vereadores, 13 são as cadeiras e 13 são as cabeças...
E assim como nas lendas onde 13 se reúnem aumentam em muito a probabilidade de algo ou absolutamente tudo sair errado.
Alguém tem duvida?