Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quem fala o que quer...

Peço licença ao editor e produtor Fabio Seixas para reproduzir as suas palavras:

“Porque políticos deveriam ser blogueiros?

Blogueiros dão a cara a tapa, políticos não. Dar a cara a tapa é sinônimo de transparência, coisa que político não tem.

Blogueiros são acessíveis, políticos não.

Tudo que blogueiro escreve fica registrado para sempre no Google. Por definição políticos evitam tudo que fica registrado.

Bloqueiros são questionados sobre o que escrevem (e isso é bom). Políticos fogem de questionamentos.

Blogueiros precisam mostrar serviço (blogar) ou são esquecidos pelo público. Políticos são esquecidos pelo público mostrando serviço ou não.

Blogueiros cativam seus leitores. Políticos evitam seus eleitores (opa! isso não vale nas vésperas da eleição)

Blogueiros batalham pela sua remuneração. Políticos aprovam seus próprios aumentos.

Blogueiros pensam. Políticos....

Alguma sugestão a mais?”


Chega a ser constrangedor tocar neste assunto aqui no Blog, mas como o assunto foi levado para dentro da Câmara de Vereadores de Campos do Jordão e registrado em Ata, não tem outro jeito, temos de dar a devida atenção a mais este lamentável acontecimento.

Vamos aos fatos:

Na Sétima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Campos do Jordão realizada no ultimo dia 2 de maio de 2011, em suas considerações finais devidamente registradas em Ata o Nobre Edil Sr. Carlos Francisco da Silva popularmente conhecido como Zé Bia assim se pronunciou:

“Senhor Presidente, senhores colegas, senhoras e senhores presentes. É só para complementar as palavras do nosso amigo Sebastião Aparecido César; a politica é uma coisa gostosa, e eu também não gostava de politica, detestava politica. Quando iniciei na minha primeira eleição em 1.988 eu fui o ultimo candidato, na época eram quarente e cinco candidatos, e o meu numero foi o quarenta e cinco e foi para completar o quadro, e eu fiz minha campanha com dezesseis dias a minha campanha para eleição, e fui feliz e ganhei pela primeira vez em 1.988 e fui dando sequencia dia a dia. Só que hoje Senhor Presidente a gente quer fazer uma politica construtiva, uma politica boa, mas só que infelizmente hoje quando se vai chegando perto de campanha politica, o Vereador é criticado. Pior é que tentam denegrir a imagem do Vereador por trás, criticam o Vereador e chegam na frente e falam outra coisa. No meu Bairro por exemplo eu posso falar pra vocês que quando chegou perto da campanha politica dessa gestão que estamos agora, teve uma eleição para Presidente da Associação de Amigos de Bairro...

...então quando chegou na eleição, e eu ainda falei assim, que perto da eleição acontece de tudo, uns gostam de criticar, outros gostam de levar vantagens, outros dá uma rasteira, o outro como tem alguns ai que se vendem. E na época me criticaram, não porque o Zé Bia vai ser Presidente de Amigos de Bairro, e eu já tinha sido Presidente da Associação há seis anos, e foram perto da campanha politica e hoje o meu Bairro pela Presidência da Associação esta esquecido. Então ás vezes o Presidente critica o Vereador, critica um ou outro Vereador, mas nem no Bairro aparece, nem reunião no Bairro ele faz mais, ele esquece, Então a gente que é politico, a gente que esta na Administração está tentando fazer de tudo que a cidade possa melhorar, mas tem alguns que gostam de criticar por trás, gostam de fazer demagogia barata; e que nem futebol, que tem gente que se puder dar uma rasteira ele dá a rasteira. Então não é a função minha, eu faço um trabalho diferente, eu faço um trabalho com o povo, no que eu posso ajudar eu ajudo”

O outro lado:

Contatado pelo Blog o Presidente da AMA Vila Britânia o Sr. Gilmar Miranda Romaguera, não quis polemizar as declarações do Vereador e se restringiu a passar para o Blog as ações empreendidas durante a sua gestão somente enfatizando que sua ausência do Bairro se da por motivos profissionais.

Seguem conforme informações do Presidente da AMA Vila Britânia as ações empreendidas por ele a frente da Associação:

1 - Resgate do Carnaval do Bairro com o Bloco dos Artistas;

2 - Limpeza do terreno da Escola Amadeu Carletti e de seu anexo;

3 - Reforma do ponto de ônibus;

4 - Curso de entalhe em madeira;

5 - Pedido de reforço na ronda da policia na Rua Evangelina Jordão com Álvaro Alvim;

6 - Festa do Folclore na Vila Britânia com Shows ao vivo;

7 - Festa Junina na Escola Amadeu Carletti Junior;

8 - Limpeza e capina de terreno baldio na R. Joaquim Galvão de França ao lado da casa do Diretor de Esportes da Associação Sr. Luiz Carlos “Carioca”;

9 - Limpeza e capina da R. Evangelina Jordão na altura do rio;

10 - Limpeza e capina da R. Evangelina Jordão no trecho entre a R. Joaquim Galvão de França e a Av. Alexandre Raimundo Salvador;

11 - Limpeza e capina da R. Joaquim Galvão de França em frente ao nº 140;

12 - Limpeza e capina da R. Inácio Bicudo esquina com a Alameda 10 próximo ao antigo armazém do Godê;

13 - Doação de diversas mudas para a Escola Amadeu através do Viveiro Municipal;

14 - Doação de manilhas para reparos na rua da quadra;

15 - Ligação da iluminação da Rua do Canal;

16 - Horta no Amadeu Carletti Junior;

17 – Informativo mensal do Bairro;

18 - Curso de teatro em parceria com a Secretaria de Cultura.

Nota do Blog: Como todos os leitores e seguidores do Blog sabem ou pelo menos deveriam saber sempre fui um entusiasta das associações de bairro, sempre achei e ainda acho que uma das maneiras mais fáceis de se fazer a coisa funcionar é com uma imparcial e persistente fiscalização dos atos legislativos e administrativos da cidade pelo povo.

Também é de conhecimento que dentro desta minha perspectiva de como uma associação deve funcionar tenho sim diversas criticas para com todas as associações de moradores da cidade e sempre fiz questão de deixar esta minha opinião bem clara tanto quando nelas militava como depois e fiz questão de registrar todas as minhas criticas neste Blog. E uma das associações que apesar de ser um dos fundadores sempre foi alvo de minhas criticas onde cobrei esta postura mais social e menos festiva é exatamente a AMA Vila Britânia, porem também não posso deixar de admitir que dentro dos parâmetros estabelecidos em Campos do Jordão (apesar de achar errôneos este parâmetros existem) a AMA Vila Britânia se destaca sim na cidade.

Isto posto o discurso do nobre Vereador merece algumas considerações:

1 – A “campanha” e a eleição para a AMA Vila Britânia aconteceram após a campanha e a eleição da Prefeita e dos Vereadores lembro; eleição 2008 realizada em 05 de outubro de 2008 e as eleições da AMA Vila Britânia foram realizadas em 13 de dezembro praticamente três meses depois.

Desta maneira pode se verificar que o Nobre Vereador mesmo antes da campanha e das eleições já resistia à organização dos moradores de um bairro carente e completamente esquecido pelas varias administrações da cidade.

Portanto o discurso misturando a organização da AMA Vila Britânia com a eleição do Vereador simplesmente não procede.

2 – Como o próprio Edil relatou ele também ocupou o cargo de Presidente da Associação de Moradores do Bairro por um bom período e como ele, eu também sou nascido e criado no Bairro e gostaria de saber quais foram as suas ações tendo em vista que antes da AMA Vila Britânia sequer os moradores do bairro sabiam da existência de uma associação no Bairro e muito menos que o agora Vereador era seu Presidente.

Com seu invejável currículo público agora cabe saber quais foram as suas realizações quando a sua frente.

3 – Politico e Vereador desde 1.988 o que o nobre vereador realizou em beneficio do Bairro até os dias de hoje?

O que o Nobre Vereador tem a dizer a respeito da R. Joaquim Galvão de França na altura do nº 140 onde o mato já tomou conta de cerca de um metro da rua?

O que o Nobre Vereador tem a dizer a respeito do telhado do anexo da Escola Amadeu Carletti Junior?

O que o Nobre Vereador tem a dizer a respeito do telhado da quadra de esportes?

O que o Nobre Vereador tem a dizer a respeito do lixo acumulado no leito do rio que atravessa o Bairro?

O que o Nobre Vereador tem a dizer a respeito do estado calamitoso em que se encontra a R. Inácio Bicudo?

Sabendo de todos estes problemas crônicos do Bairro e tendo no senhor um representante politico desde 1.988 creio ser completamente descabido imputar o esquecimento do Bairro ao Presidente da Associação recém-constituída e que, diga-se de passagem, exerce uma função voluntaria.

4 – Conforme documento assinado pela Secretária de Cultura o Nobre Edil mesmo sabendo que as verbas destinadas ao Bloco dos Artistas então representante da AMA Vila Britânia no carnaval de 2009 não serem públicas exigiu que a Secretaria de Cultura pedisse ao Bloco dos Artistas que fizesse uma prestação de contas, criando uma série de constrangimentos e aborrecimentos que se repetiram em 2010, fato que acabou por desgastar a Diretoria do Bloco resultando em sua dissolução abandonando por definitivo os desfiles da cidade.

Seria realmente muito interessante se o Nobre Vereador tivesse o mesmo zelo com o erário dos cidadãos de Campos do Jordão que teve com o dinheiro da FEMA.

5 – No que diz respeito às criticas me desculpe Nobre Vereador, mas não dá pra ser mais honesto transparente e público do que postar e assinar todas as minhas criticas neste espaço.

Quanto ao meu direito de criticar a conduta de um agente público creio não ser necessário dar maiores explicações tendo em vista que seu salário e benefícios saem do imposto que por um acaso eu pago! Então...

Portanto no frigir dos ovos e pesando os prós e os contras, creio que o Nobre Vereador mais atrapalhou do que contribuiu com a Vila Britânia nestes longos 23 anos de vida pública.

Considerando todos estes fatos não poderia terminar este post sem deixar um recado para o Nobre Vereador e que também serve para seus pares:

O povo pode não saber porcaria nenhuma, mas sempre tem razão, sabe por quê? Porque ele é quem paga a conta.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Resumo do Corneteiro.

O resumo além de colocar as principais noticias em debate serve também para trazer de volta a discussão assuntos que apesar de sua importância acabam por cair no esquecimento.

Kit Gay – Este tema apesar de parecer delicado não é. Estão politizando e sexualizando um assunto que não pode ser encarado somente como uma opçãosexual ou achar que com uma lei a coisa será resolvida.
É um absurdo que crianças com idade entre 8 e 15 anos sejam expostos a situações constrangedoras onde a questão sexual esta sendo mostrada somente com uma pueril escolha. A sexualidade é inerente a personalidade de cada pessoa e deve ser de foro intimo não se esquecendo que não é apenas uma simples escolha de adolescente e sim um modo de vida que a pessoa terá de enfrentar pelo resto da vida.
Se no Brasil o Estado se preocupasse em formar cidadãos plenamente cientes que seu direito acaba exatamente quando começa o direito do outro o respeito às minorias e a aceitação do diferente seria apenas uma consequência.

Bolsonaro – Apesar de não concordar com praticamente nada do este senhor prega ele tem este direito. Ele esta no Congresso Nacional representando milhares de brasileiros que o elegeram para defender suas idéias gostemos dela ou não. Tentar calar o Deputado Bolsonaro além de inconstitucional é uma forma de ditadura.
Em um estado democrático de fato e de direito não se pode impingir a força a vontade de uma barulhenta minoria. A democracia nos ensina que ela funciona verdadeiramente quando a vontade da maioria é respeitada e os direitos de uma minoria preservados.

Preço da gasolina – O brasileiro é realmente um povo medroso e desinformado. Onde já se viu o Brasil um país autossuficiente na produção de petróleo cobrar quase R$ 3,00 por litro de gasolina e os Estados Unidos mesmo tendo de importar a maioria de sua gasolina cobrar pouco mais de R$ 1,60. Com certeza tem muita gente ganhando com esta disparidade e com certeza não é o consumidor final. Isso é uma vergonha.

Energia Itaipu – A presidente Dilma continua com a politica para a América Latina que seu antecessor iniciou. Estamos em um processo de dilapidação do patrimônio nacional. Após o Lulinha paz e amor aceitar bovinamente as palhaçadas do Evo Morales que invadiu e expropriou as refinarias da Petrobras na Bolívia agora é a vez da presidente simplesmente triplicar o valor pago pela energia excedente de Itaipu ao Paraguai,
De 120 milhões de dólares pagos anualmente ao país vizinho agora vamos ter de desembolsar nada mais nada menos do que 360 milhões ano. Será que alguém lembrou a maluquinha do Planalto que ela é a presidente do Brasil e não do Paraguai?

Tragédia da Região Serrana do Rio – Infelizmente mais uma vez o que já era esperado se torna realidade. Moradores da Região Serrana atingidos por uma tragédia no inicio deste ano estão completamente abandonados, prefeitura, estado e federação mais uma vez estão deixando milhares de brasileiros a sua própria sorte, Nada do que foi prometido as pessoas atingidas foi cumprido. Apesar dos discursos e das promessas a população da Região Serrana do Rio continua abandonada. Uma vergonha não somente para o Rio de Janeiro, mas para o Brasil inteiro.

Passaportes diplomáticos - Passados praticamente seis meses da saída do Lula da presidência os passaportes diplomáticos irregularmente cedidos a seus filhos e netos ainda não foram devolvidos.
Isso é uma vergonha. Como um país quer ser respeitado e tido como civilizado quando seus próprios governantes passados e atuais fazem absoluta questão de desrespeitar as normas éticas, morais e até a justiça do país para obter e proporcionar regalias ilegais.

Aldo Rebelo - Na semana passada quando da discussão do novo Código Florestal um lamentável acontecimento acabou passando completamente despercebido.Acusado pela ex-ministra do meio ambiente e ex-candidata a presidência Marina Silva de ter modificado o texto acordado o Deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB) relator do texto do Código Florestal em alto e bom som dentro do Plenário da Câmara revelou que a ex-ministra estava sendo ingrata para com ele revelando que quando o marido da então ministra foi indiciado por fraudes na liberação de licenças ambientais o então na época xxxx teria evitado seu depoimento o livrando assim de maiores “problemas” evidenciando o trafico de influencia e cobertura de atos de bandidismo dentro do governo. Fica ai a informação para que você mesmo forme o seu próprio juízo de valor desta cambada imunda que tomou de assalto a capital do país. No que diz respeito ao Código Florestal o atual texto é simplesmente um lixo, o Aldo deveria se empenhar mais em sua tarefa de relator de um importante projeto do que se dedicar a livrar a cara dos camaradas.

Praça da Bandeira Apesar de já denunciado neste espaço a Praça da Bandeira a principal praça da cidade ainda se encontra no mesmo jeito, completamente abandonada. Porem as novas rotatórias estão tendo outro tipo de atenção em seus espaços verdes o que denota que a atual administração não esta lá muito preocupada com o patrimônio público já existente na cidade antes de sua ascensão ao poder e sim em deixar a sua marca pessoal na cidade, mesmo que isso custe a deterioração dos próprio públicos já existentes.

Mercado Municipal – As obras de revitalização do Mercado Municipal de Campos do Jordão estão completamente atrasadas. Mesmo contando com um investimento invejável de R$XXXX as obras não conseguem decolar.
Resta esperar e torcer para que pelo menos esta obra seja devidamente concluída, porque as demais...

Zona Azul – A Zona Azul em Campos do Jordão se tornou uma novela mexicana. Uma coisa tão comum e de certa maneira corriqueira em outras cidades por aqui esta se tornando um verdadeiro pesadelo. Tanto governo quanto comércio estão batendo cabeça e tornando a vida do motorista e dos turistas um verdadeiro inferno.
NingUém sabe até o dia de hoje se o sistema esta ou não funcionando, além disso, a palhaçada no que se refere à administração dos espaços é notória. Para quem possui um carro estacionar seu carro na Travessa Caio Jardim em frente ao Santander na Vila Abernessia e conseguir sair do interior de seu automóvel esta se tornando um desafio.
O espaço demarcado para cada carro é simplesmente ridículo. O que esta levando muita gente ao constrangimento de ficar preso no interior de seu carro ou sem possibilidade de entrar de volta nele, o que em muitos casos faz com que o proprietário de um carro ali estacionado tenha de esperar até que o proprietário do carro estacionado ao seu lado volte para que só então este consiga entrar de volta em seu carro.

Centro Gastronômico – Após as graves denuncias feitas pelo Blog Liga da Justiça Popular da Debora Cocci mostrando o abandono do Centro Gastronômico que já deveria estar funcionando a pleno vapor. Denuncia que ganhou uma enorme repercussão na cidade, repercussão que chegou até a maior rede social do mundo o Facebook, onde personalidades jordanenses que se acham a ultima Coca-Cola do deserto, mas que na realidade não passam do caldo de cana da esquina que em discursos inflamados ficaram indignados com a denúncia até mesmo ensaiando um movimento para solucionar o impasse a realidade ainda está lá para quem quiser ver. Apesar do esforço da Liga o Centro ainda se encontra abandonado. Campos do Jordão é isso! Quem quer fazer não pode e quem pode não quer.

A Lei ora a Lei – Mesmo após devidamente sancionadas pela prefeita as Leis aprovadas pela Câmara de Campos do Jordão não estão sendo respeitadas na cidade. Nenhuma das Leis vigentes nesta cidade estão efetivamente sendo aplicadas o que deixa um clima de anarquia dentro da cidade. Cabe aos vereadores que exijam que seus projetos de lei após a sua aprovação sejam cumpridos. Este fenômeno não é jordanense e sim nacional o que de maneira alguma diminui nossa responsabilidade em aceitar e respeitar mesmo que a contra gosto o que foi democraticamente decidido dentro da Câmara. Acorda prefeitura, acorda Câmara!

Anísio Teixeira – Passados quase um ano da interdição da escola Anísio Teixeira que há época estava com problemas estruturais e já apresentando enormes rachaduras e afundamento de suas fundações e situação ainda continua a mesma. Diariamente dezenas de crianças e funcionários estão expostos ao perigo de um eminente desabamento.
Ai o Blog pergunta. Onde se encontram os Conselheiros Tutelares, os Conselheiros do Fundef, o Conselho de Educação e a Promotoria? Porque a administração pública já demonstrou que não tem nenhum tipo de preocupação ou comprometimento com a integridade física destas dezenas de crianças.