Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quem fala o que quer...

Peço licença ao editor e produtor Fabio Seixas para reproduzir as suas palavras:

“Porque políticos deveriam ser blogueiros?

Blogueiros dão a cara a tapa, políticos não. Dar a cara a tapa é sinônimo de transparência, coisa que político não tem.

Blogueiros são acessíveis, políticos não.

Tudo que blogueiro escreve fica registrado para sempre no Google. Por definição políticos evitam tudo que fica registrado.

Bloqueiros são questionados sobre o que escrevem (e isso é bom). Políticos fogem de questionamentos.

Blogueiros precisam mostrar serviço (blogar) ou são esquecidos pelo público. Políticos são esquecidos pelo público mostrando serviço ou não.

Blogueiros cativam seus leitores. Políticos evitam seus eleitores (opa! isso não vale nas vésperas da eleição)

Blogueiros batalham pela sua remuneração. Políticos aprovam seus próprios aumentos.

Blogueiros pensam. Políticos....

Alguma sugestão a mais?”


Chega a ser constrangedor tocar neste assunto aqui no Blog, mas como o assunto foi levado para dentro da Câmara de Vereadores de Campos do Jordão e registrado em Ata, não tem outro jeito, temos de dar a devida atenção a mais este lamentável acontecimento.

Vamos aos fatos:

Na Sétima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Campos do Jordão realizada no ultimo dia 2 de maio de 2011, em suas considerações finais devidamente registradas em Ata o Nobre Edil Sr. Carlos Francisco da Silva popularmente conhecido como Zé Bia assim se pronunciou:

“Senhor Presidente, senhores colegas, senhoras e senhores presentes. É só para complementar as palavras do nosso amigo Sebastião Aparecido César; a politica é uma coisa gostosa, e eu também não gostava de politica, detestava politica. Quando iniciei na minha primeira eleição em 1.988 eu fui o ultimo candidato, na época eram quarente e cinco candidatos, e o meu numero foi o quarenta e cinco e foi para completar o quadro, e eu fiz minha campanha com dezesseis dias a minha campanha para eleição, e fui feliz e ganhei pela primeira vez em 1.988 e fui dando sequencia dia a dia. Só que hoje Senhor Presidente a gente quer fazer uma politica construtiva, uma politica boa, mas só que infelizmente hoje quando se vai chegando perto de campanha politica, o Vereador é criticado. Pior é que tentam denegrir a imagem do Vereador por trás, criticam o Vereador e chegam na frente e falam outra coisa. No meu Bairro por exemplo eu posso falar pra vocês que quando chegou perto da campanha politica dessa gestão que estamos agora, teve uma eleição para Presidente da Associação de Amigos de Bairro...

...então quando chegou na eleição, e eu ainda falei assim, que perto da eleição acontece de tudo, uns gostam de criticar, outros gostam de levar vantagens, outros dá uma rasteira, o outro como tem alguns ai que se vendem. E na época me criticaram, não porque o Zé Bia vai ser Presidente de Amigos de Bairro, e eu já tinha sido Presidente da Associação há seis anos, e foram perto da campanha politica e hoje o meu Bairro pela Presidência da Associação esta esquecido. Então ás vezes o Presidente critica o Vereador, critica um ou outro Vereador, mas nem no Bairro aparece, nem reunião no Bairro ele faz mais, ele esquece, Então a gente que é politico, a gente que esta na Administração está tentando fazer de tudo que a cidade possa melhorar, mas tem alguns que gostam de criticar por trás, gostam de fazer demagogia barata; e que nem futebol, que tem gente que se puder dar uma rasteira ele dá a rasteira. Então não é a função minha, eu faço um trabalho diferente, eu faço um trabalho com o povo, no que eu posso ajudar eu ajudo”

O outro lado:

Contatado pelo Blog o Presidente da AMA Vila Britânia o Sr. Gilmar Miranda Romaguera, não quis polemizar as declarações do Vereador e se restringiu a passar para o Blog as ações empreendidas durante a sua gestão somente enfatizando que sua ausência do Bairro se da por motivos profissionais.

Seguem conforme informações do Presidente da AMA Vila Britânia as ações empreendidas por ele a frente da Associação:

1 - Resgate do Carnaval do Bairro com o Bloco dos Artistas;

2 - Limpeza do terreno da Escola Amadeu Carletti e de seu anexo;

3 - Reforma do ponto de ônibus;

4 - Curso de entalhe em madeira;

5 - Pedido de reforço na ronda da policia na Rua Evangelina Jordão com Álvaro Alvim;

6 - Festa do Folclore na Vila Britânia com Shows ao vivo;

7 - Festa Junina na Escola Amadeu Carletti Junior;

8 - Limpeza e capina de terreno baldio na R. Joaquim Galvão de França ao lado da casa do Diretor de Esportes da Associação Sr. Luiz Carlos “Carioca”;

9 - Limpeza e capina da R. Evangelina Jordão na altura do rio;

10 - Limpeza e capina da R. Evangelina Jordão no trecho entre a R. Joaquim Galvão de França e a Av. Alexandre Raimundo Salvador;

11 - Limpeza e capina da R. Joaquim Galvão de França em frente ao nº 140;

12 - Limpeza e capina da R. Inácio Bicudo esquina com a Alameda 10 próximo ao antigo armazém do Godê;

13 - Doação de diversas mudas para a Escola Amadeu através do Viveiro Municipal;

14 - Doação de manilhas para reparos na rua da quadra;

15 - Ligação da iluminação da Rua do Canal;

16 - Horta no Amadeu Carletti Junior;

17 – Informativo mensal do Bairro;

18 - Curso de teatro em parceria com a Secretaria de Cultura.

Nota do Blog: Como todos os leitores e seguidores do Blog sabem ou pelo menos deveriam saber sempre fui um entusiasta das associações de bairro, sempre achei e ainda acho que uma das maneiras mais fáceis de se fazer a coisa funcionar é com uma imparcial e persistente fiscalização dos atos legislativos e administrativos da cidade pelo povo.

Também é de conhecimento que dentro desta minha perspectiva de como uma associação deve funcionar tenho sim diversas criticas para com todas as associações de moradores da cidade e sempre fiz questão de deixar esta minha opinião bem clara tanto quando nelas militava como depois e fiz questão de registrar todas as minhas criticas neste Blog. E uma das associações que apesar de ser um dos fundadores sempre foi alvo de minhas criticas onde cobrei esta postura mais social e menos festiva é exatamente a AMA Vila Britânia, porem também não posso deixar de admitir que dentro dos parâmetros estabelecidos em Campos do Jordão (apesar de achar errôneos este parâmetros existem) a AMA Vila Britânia se destaca sim na cidade.

Isto posto o discurso do nobre Vereador merece algumas considerações:

1 – A “campanha” e a eleição para a AMA Vila Britânia aconteceram após a campanha e a eleição da Prefeita e dos Vereadores lembro; eleição 2008 realizada em 05 de outubro de 2008 e as eleições da AMA Vila Britânia foram realizadas em 13 de dezembro praticamente três meses depois.

Desta maneira pode se verificar que o Nobre Vereador mesmo antes da campanha e das eleições já resistia à organização dos moradores de um bairro carente e completamente esquecido pelas varias administrações da cidade.

Portanto o discurso misturando a organização da AMA Vila Britânia com a eleição do Vereador simplesmente não procede.

2 – Como o próprio Edil relatou ele também ocupou o cargo de Presidente da Associação de Moradores do Bairro por um bom período e como ele, eu também sou nascido e criado no Bairro e gostaria de saber quais foram as suas ações tendo em vista que antes da AMA Vila Britânia sequer os moradores do bairro sabiam da existência de uma associação no Bairro e muito menos que o agora Vereador era seu Presidente.

Com seu invejável currículo público agora cabe saber quais foram as suas realizações quando a sua frente.

3 – Politico e Vereador desde 1.988 o que o nobre vereador realizou em beneficio do Bairro até os dias de hoje?

O que o Nobre Vereador tem a dizer a respeito da R. Joaquim Galvão de França na altura do nº 140 onde o mato já tomou conta de cerca de um metro da rua?

O que o Nobre Vereador tem a dizer a respeito do telhado do anexo da Escola Amadeu Carletti Junior?

O que o Nobre Vereador tem a dizer a respeito do telhado da quadra de esportes?

O que o Nobre Vereador tem a dizer a respeito do lixo acumulado no leito do rio que atravessa o Bairro?

O que o Nobre Vereador tem a dizer a respeito do estado calamitoso em que se encontra a R. Inácio Bicudo?

Sabendo de todos estes problemas crônicos do Bairro e tendo no senhor um representante politico desde 1.988 creio ser completamente descabido imputar o esquecimento do Bairro ao Presidente da Associação recém-constituída e que, diga-se de passagem, exerce uma função voluntaria.

4 – Conforme documento assinado pela Secretária de Cultura o Nobre Edil mesmo sabendo que as verbas destinadas ao Bloco dos Artistas então representante da AMA Vila Britânia no carnaval de 2009 não serem públicas exigiu que a Secretaria de Cultura pedisse ao Bloco dos Artistas que fizesse uma prestação de contas, criando uma série de constrangimentos e aborrecimentos que se repetiram em 2010, fato que acabou por desgastar a Diretoria do Bloco resultando em sua dissolução abandonando por definitivo os desfiles da cidade.

Seria realmente muito interessante se o Nobre Vereador tivesse o mesmo zelo com o erário dos cidadãos de Campos do Jordão que teve com o dinheiro da FEMA.

5 – No que diz respeito às criticas me desculpe Nobre Vereador, mas não dá pra ser mais honesto transparente e público do que postar e assinar todas as minhas criticas neste espaço.

Quanto ao meu direito de criticar a conduta de um agente público creio não ser necessário dar maiores explicações tendo em vista que seu salário e benefícios saem do imposto que por um acaso eu pago! Então...

Portanto no frigir dos ovos e pesando os prós e os contras, creio que o Nobre Vereador mais atrapalhou do que contribuiu com a Vila Britânia nestes longos 23 anos de vida pública.

Considerando todos estes fatos não poderia terminar este post sem deixar um recado para o Nobre Vereador e que também serve para seus pares:

O povo pode não saber porcaria nenhuma, mas sempre tem razão, sabe por quê? Porque ele é quem paga a conta.


4 comentários:

  1. IIIIiihhhhuuuuu,mandou perfeito Reginaldo, vale lembrar que presidente de bairro não é vereador, não tem remuneração, não tem assessores remunerados, nem sempre é atendido pela prefeitura quase sempre ignorado e visto que o bairro do vereador é o bairro em questão, o vereador deveria se empenhar mais no mandato que esta deixando muito a desejar visto as colocaçãoes deste blog a cima e ao invés de criticar o presidente de bairro quem sabe auxiliar mais nas carencias e deficiencias do bairro, visto que o vereador reside no local, foi eleito pelo povo para fiscalizar e tem remuneração para isto.Nada mais justo que "ao menos" melhor o própro bairro

    ResponderExcluir
  2. Dai a galera fala que pego pesado. Não dá pra ficar quieto com um discurso dissimulado e sem noção como este.

    ResponderExcluir
  3. Vc se lembra quando te falei que o Zé bia tinha detonado o Carioca? Lembra o que vc me falou? Acho muito justo agora o Carioca fazer uso da Tribuna e rebater as falas do vereador. Diretos iguais. Fala o que quer ouve o que não quer...Como vc disse certo nem o Carioca nem o Zé bia estão, mas o assunto é politico, portanto deve ser publico, começou na Tribuna deveria resolver nela. Eu acho que o Carioca tem mais razão que o Zé bia.

    ResponderExcluir
  4. Deborah já passeia a Ata para o Carioca, a principio ele não quis falar muita coisa estava de viagem para o Rio, porem sei que ele já fez uma matéria no Jornal Regional a respeito do assunto e me autorizou a reproduzi-la assim que o Jornal começar a circular e me parece que ele esta sim a fim de pedir a palavra. Vamos ver.

    ResponderExcluir

Antes de comentar leia com muita atenção!

Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.

Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.

Esclarecido isso fica o comunicado:

O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.

O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.

Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.

Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.

Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.