Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

sexta-feira, 9 de março de 2012

Guerra e Paz.

Mais um capitulo da confusão que alguns comerciantes e a Prefeitura arrumaram com Mitra Diocesana de Taubaté Administradora da Paróquia de São Benedito em Vila Capivari se deu neste ultimo dia sete de março, e o placar até este momento é de dois a zero para a Mitra.

Já em 18 de agosto de 2011 a Mitra através de Mandato de Segurança havia anulado o pedido de embargo e demolição das lojas no entorno da Igreja de São Benedito.

Agora antes se quer que a Prefeitura através da Secretaria de Cultura pudesse comemorar o Tombamento da Igreja de São Benedito em Capivari pelo IPHAC, satisfazendo o desejo de meia dúzia de comerciantes incomodados com a concorrência dos lojistas instalados no pátio da Igreja e se utilizando do argumento da preservação histórica do prédio tentam solapar a concorrência lhes impingida, a Mitra Diocesana consegue através de uma liminar suspender os efeitos do Decreto Municipal 6676/12 que determinava o Tombamento da Igreja a exatos trinta e quatro dias de sua edição.

O argumento da preservação do edifício e suas características históricas caem por terra na medida em que temos na cidade pelo menos mais duas outras Igrejas que alem de mais antigas tem em seus interiores obras de arte de valor inestimável como a Igreja de Nossa Senhora da Saúde em Jaguaribe que abriga em seu interior um afresco de Camargo Freire e a própria Igreja Matriz de Santa Terezinha em Abernéssia que alem de mais antiga também possui um considerável acervo de vitrais e de imagens de alto valor artístico, histórico e econômico e que até a presente data não tem a mesma atenção do IPHAC que a Igreja de Capivari.

O que pouca gente sabe é que alem das rusgas comerciais este episódio também conta com algumas pitadas políticas tendo em vista que o padre responsável pela paróquia de Capivari como é sabido por todos tem serias pretensões de alçar um de seus colaboradores mais próximos a algum cargo público quiçá o de prefeito.

As causas que deveriam ser nobres se tornaram pueris e deixaram a mostra o quanto ainda somos provincianos e desocupados.

O Estado Brasileiro em todas as suas esferas é por força constitucional laico e não deveria de maneira alguma se propor a intervir em assuntos internos da Igreja Católica e muito menos tomar partido no mercado financeiro da cidade acolhendo as lamurias de comerciantes inconformados com a concorrência comercial.

Nesta historia perderam todos a Prefeitura, Secretaria de Cultura e IPHAC que sofreram fragorosa derrota judicial onde viram quebrar dois Decretos Municipais em pouco mais de seis meses e deixa a Paróquia de São Benedito mais fortalecida do que nunca mostrando toda a força e organização da Mitra Diocesana de Taubaté.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da mulheres...


Mesmo achando que as mulheres do mundo ainda não tem muito que comemorar, pois continuam sendo alvo de violência, religiosa, profissional, afetiva, e principalmente domestica, deixo minha homenagem a todas.

E acho desde que tenho juízo critico que as mulheres não lutam para ter os mesmos direitos que os homens e sim para ter o direito de serem diferentes sem que isso lhes impeça de serem tratadas com o devido respeito a que sempre fizeram jus.
 

terça-feira, 6 de março de 2012

Nunca antes na historia de Campos do Jordão.

Apesar de feliz e de certa maneira atordoado pela acachapante votação  de ontem na Câmara de Vereadores de Campos do Jordão onde das três propostas de instalação de CEI, passaram todas e sem a necessidade do voto de minerva do Presidente Ivo Eventos que faça-se justiça já era sabido de toda população que se necessário fosse seu voto seria a favor da instalação das comissões.

No entanto fato realmente inesperado foi o estrondoso placar de sete votos a um numero que com certeza somente se tomou possível dado a forcinha da promotoria da cidade que solicitou oficialmente informações a respeito da decisão da Câmara diante dos pedidos de abertura das CEIs.*

Como único e caricato oponente a vontade da população tivemos o Pupet Alderman Paulo (tiro no pé) Índio.

Pessoa muito restrita no que diz respeito as lides políticas e mais ainda no entendimento de leis e protocolos. Por isso tem de se fiar nos ensinamentos dos mestres Jedais que se venderam ao lado negro da força há muito tempo e lógico aos seus ainda menos preparados assessores.

Confiro hoje a este circunscrito representante da população jordanense a condição de perdoado e detentor do emérito titulo de vereador café com leite (a galera que tem mais de quarenta anos sabe do que estou falando).

Porem apesar desta boa perspectiva a realidade nesta manhã ensolarada pós aprovação das CEIs se faz necessária.

A condição legal de um dos vereadores pode ser facilmente a qualquer tempo, se é que já não foi contestada por qualquer um e principalmente por um réles advogado porta de cadeia apoiado no fato de este ter sido diplomado a margem da legalidade segundo instruções do STF.

Alem desta lamina moral e legal que paira sobre os pescoços de vereadores e da população que poderá ver por terra tudo pelo que lutou nos últimos três anos temos o tempo contra a população sedenta de justiça.

Conforme informado pelo responsável jurídico da Câmara pessoa que espero saber o que fala, pois tem o salário menor somente que de nossa prefeita, a Câmara (vereadores) tem noventa dias a partir da instalação oficial das CEIs (hoje) para dar o parecer final das três comissões.

Alem deste trabalho hercúleo para os vereadores, pois terão de apartir de hoje trabalhar em horário comercial (rsrsrsrs), terão de dar satisfação a população do desenrolar das investigações.

Apesar dos bons ventos de hoje o mesmo me trás um certo cheiro de pizza embolorada.

Estamos em uma cidade onde tudo literalmente tudo é feito pela metade, assim poderemos ver um cadáver político se arrastando e se decompondo pela cidade contaminando quem quer que tenha o mínimo de contato com ele, no entanto o poder e a caneta ainda estarão em suas mãos.

Serão noventa dias de trevas, choro, ranger de dentes, oferecimentos e distribuição de maldades e regalias em troca de mais um suspiro.

O que não estava nas contas tanto do jurídico da câmara quanto dos aliados da administração é o fato que a contar de hoje as comissões terão até o dia 4 de junho para dar um parecer final a este imbróglio, ou seja, tempo o suficiente para a população tecer um juízo de valor de cada componente desta trama, assim como de seus coadjuvantes, afinal idade não denota caráter e a simples troca de geração não assegura a renovação exigida pela população.

Não estamos atrás de carinhas bonitas e sim de qualidades inerentes as pessoas de bem que não se manifestam somente na tenra idade ou na maturidade e sim afloram na juventude e se depuram através dos anos.

Estas CEIs serão sem duvida mais longas e complicadas que uma gestação de elefante asiático, mas com o beneficio dos realites shows modernos onde câmeras estarão vinte e quatro horas ligadas filmando tudo até mesmo às relações indiscretas e promiscuas debaixo dos edredons.

Renovação política tomem muito cuidado! O arranjo pode ser moderno, mas a letra sempre é a mesma.

Wiskei in the jar original com Thin Lizzy e com a nova versão Metálica.

Para um bom entendedor uma boa musica é letra.

* O Blog acaba de ser contatado por um dos proponentes das CEIs Sr. Benedito Gonçalves da Silva que gostaria que ficasse claro que além do interesse do Ministério Publico local pela questão fato que tanto ele quanto o Blog aplaudimos o determinante foi à opinião publica e o comparecimento da população na sessão da Câmara cobrando dos senhores vereadores uma postura que não fosse contraria a sua, que fez com que muitos nobres edis revissem seus votos.

O Blog não pode deixar de notificar este fato que tão bem foi lembrado pelo Sr. Benedito Gonçalves.

Provamos nesta segunda feira que quando o povo quer o povo consegue.

Vereadores a favor da CEI: Paulo da Sobriedade - Maria Joaquina - Zé Bia - Tião Cesar - Fedo - Jose Matos - João Pedro.

Vereador contra a CEI: Paulo Índio.

O Vereador Ivo Eventos sendo o Presidente da Câmara só poderia votar em caso de empate.