Os usuários do sistema de transportes coletivos de Campos do Jordão que precisam se utilizar do maior ponto de ônibus da cidade localizado atrás do Mercado Municipal além dos problemas comuns da arquitetura daquele ponto como a falta de abrigo para o frio e a chuva agora também tem mais uma dor de cabeça - os pombos que se instalaram em seu teto e utilizam o local como banheiro contaminando todo o seu entorno com as suas fezes.
Reformado há poucos meses o maior ponto de ônibus da cidade foi completamente tomado pelos pombos que disputam o mesmo espaço com os usuários do ponto de ônibus.
Relatos de alguns frequentadores do ponto que não quiseram se identificar dão conta de varias situações desconfortáveis ocorridas no local como o caso de uma senhora que teve seu bebê de colo atingido pelas fezes dos pombos bem como uma recepcionista de uma pousada que teve de voltar para casa depois de ter seus cabelos e uniforme atingidos por estes dejetos perdendo seu dia de trabalho.
Além dos incômodos causados o que mais preocupa é o perigo que o contato com estes animais pode trazer a saúde do ser humano.
Segundo informações colhidas no site do Departamento de Controle de Zoonose da Prefeitura da capital de São Paulo o contato com estes animais podem causar inúmeras doenças como a comocriptococose, histoplasmose e a clamidiose que são transmitidas através da inalação da poeira resultante das fezes secas de pombos, contaminadas por fungos (histoplasmose e criptococose) ou pela bactéria (clamidiose).
Estas doenças comprometem o aparelho respiratório e podem também afetar o sistema nervoso central (no caso da criptococose).
A salmonelose pode ser transmitida pela ingestão de alimentos contaminados por fezes de pombos contendo o agente infeccioso Salmonela spp (bactéria), que compromete o aparelho digestivo.
Os ácaros dos pombos provenientes das aves e de seus ninhos também podem causar dermatites em contato com a pele humana.
Cabe salientar que além do ponto de ônibus e de seus usuários o local é vizinho do Pronto Socorro que também pode estar sendo contaminado pelos resíduos destes animais através da poeira carregada pelo vento.
Incumbe agora ao departamento responsável da prefeitura higienizar o local o mais rápido possível bem como providenciar o desalojamento destes animais do ponto para evitar seu contato com os usuários e para prevenir uma possível contaminação das dependências do Pronto Socorro.
Afinal um governo realmente responsável e que presa pelo bem estar de seus cidadãos sabe muito bem que quando se trata de saúde o melhor é prevenir e não remediar.
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar leia com muita atenção!
Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.
Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.
Esclarecido isso fica o comunicado:
O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.
O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.
Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.
Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.
Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.
E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.