“A ditadura perfeita terá as aparências da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor a sua escravidão”
Aldous Huxley
Funciona mais ou menos assim: Nenhuma esposa ou filho estende faixa na frente de casa, perde seu tempo disseminando mensagens elogiosas ou manda confeccionar placa comemorativa para o marido ou para o pai toda vês que ele paga as contas de água, luz, telefone, aluguel ou faz as compras do mês. Não é porque ele não mereça ou porque a mulher ou os filhos não gostam dele, muito pelo contrario! Porem não dá pra ficar rasgando seda por atos que são nada mais nada menos que de obrigação.
Por outro lado se o mesmo marido ou pai começar a gastar o dinheiro das contas no buteco da esquina e deixar de honrar com as suas obrigações será imediata e severamente cobrado pela família. Simples assim.
Se na vida comum dentro da principal célula da sociedade que é a família as coisas funcionam desta maneira a milênios e dá muito certo, porque dentro da política tem de ser diferente?
É diferente porque a política da poder; e o poder desnuda o caráter do homem. O torna quem realmente ele é, para o bem ou para o mal. Deixa o bajulado preguiçoso e transforma elogios sinceros em simples lisonjeios.
Cada governo tem o tamanho que seus governados lhe dão.
E caminhando por esta trilha posso afirmar sem medo que quando uma administração pública se acha acima da media e legitimo merecedor de galanteios por manter a farmácia de seu Posto de Saúde devidamente abastecida, ou por depois de um ano e meio enfim entregar os uniformes e os materiais escolares aos alunos da rede publica de ensino é porque realmente o nível de exigência de seu povo esta nivelado por baixo.
É simplesmente assustador ter de viver em uma cidade onde a administração se sustenta na propaganda e não no trabalho e extremamente constrangedor ser gentílico de uma terra de povo tão subserviente.
De toda maneira para pelo menos uma coisa estes últimos governos jordaneses serviram – para provar que em pelo menos uma coisa os nazistas tinham plena razão: uma mentira dita mil vezes torna-se verdade. Quem sabe se continuarem entoando este mantra diariamente até eles mesmos se convencem de sua competência!?
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar leia com muita atenção!
Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.
Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.
Esclarecido isso fica o comunicado:
O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.
O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.
Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.
Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.
Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.
E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.