Depois de muitas especulações com o lançamento de pelo menos uma “kombi” lotada de pré-candidatos a prefeito, o cenário político na cidade esta se acomodando, e mais da metade destes supostos salvadores da pátria já conseguiram alcançar o seu objetivo que era de se agasalhar em ninhos mais confortáveis, outros nem conseguiram alçar voo.
Com o tempo de campanha cortado pela metade e com muitas mudanças nas regras do jogo, os candidatos serão usados pela Justiça Eleitoral como uma espécie de cobaia, para o aperfeiçoamento das outras campanhas que virão.
Dentro de um espectro gigantesco de mudanças dou atenção especial aos caixas de campanha que devido os sucessivos e infindáveis escândalos de caixa dois que estão tirando o sono de políticos graúdos de todo o país será sem duvidas a menina dos olhos do judiciário.
O TSE finalmente definiu os limites máximos de gastos que os candidatos aos cargos majoritários e proporcionais de 2016 (Resolução nº 23.459, de 15 de dezembro de 2015) podem apresentar no final de suas campanhas: para os candidatos a prefeito o limite no primeiro turno em Campos do Jordão será de exatos R$ 150.043,38 (cento e cinquenta mil e quarenta e três reais e trinta e oito centavos), já os candidatos a vereadores não poderão declamar mais que R$ 17.913,20 (dezessete mil novecentos e treze reais e vinte centavos).
Apesar dos valores parecerem expressivos, dentro de uma campanha eleitoral podem se tornar irrisórios diante da demanda de cada partido, coligação ou candidato.
Muitos políticos estão refazendo suas contas tentando encaixar suas campanhas dentro deste “minguado” orçamento, mas quem realmente devem estar aliviados com a determinação deste teto máximo de gasto sãos os “doadores”, em especial aqui em Campos do Jordão os conhecidos campestres.
As cartas estão na mesa, e as regras apesar de ainda um pouco confusas estão definidas.
O jogo começou, e desta vez o juiz será o alvo da atenção das torcidas e não seus craques, muito provavelmente o resultado deste campeonato será decidido não nas urnas, mas sim no rescaldo das contas de campanha.
Afinal como disse o grande filosofo contemporâneo Wesley Safadão: os brasileiros são 99% santos, mas aquele 1%...
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar leia com muita atenção!
Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.
Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.
Esclarecido isso fica o comunicado:
O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.
O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.
Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.
Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.
Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.
E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.