Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ser político no Brasil ainda é um bom negócio - A Tribuna

Praticamente as portas das convenções partidárias informações dão conta que pelo menos 12 pré-candidatos se movimentam nos bastidores para levar suas campanhas às ruas da cidade.

Caso esta pulverização política venha realmente a se confirmar vários indicadores positivos e negativos devem ser levados em consideração pelos eleitores antes de escolherem seus candidatos.

Desde sempre a política local foi dominada por um número reduzido de famílias abastadas ou pelos protegidos destas famílias que se revezaram no poder nestes últimos trinta anos de eleições diretas – para quem não sabe, na época da ditadura militar por motivos de segurança nacional não havia eleições diretas na cidade, neste período os prefeitos de Campos do Jordão eram indicados pelo Governador do Estado. Eram os chamados prefeitos biônicos.

A se confirmar esta vasta gama de candidatos podemos afirmar que estas famílias perderam suas forças e novos grupos políticos, mais populares e menos elitistas estão se formando e se firmando dentro da cidade.

Por outro lado, à divisão excessiva do eleitorado aliada a uma alta taxa de abstenção no dia da eleição pode beneficiar um candidato em particular, e acabar demonstrando que esta suposta independência politica não passa de uma manobra muito bem articulada para compensar matematicamente nas urnas o alto nível de rejeição de alguns candidatos.

Algumas raposas felpudas impedidas por força da Leia da Ficha Limpa de participarem das próximas eleições, prevendo uma possível troca de mãos dos poderes políticos da cidade se articulam freneticamente na coxia dos partidos para mesmo sem cargos manterem seu poder político se aproximando e apadrinhando vários candidatos em vários partidos, tentando desesperadamente ampliar o máximo possível seus leques de possibilidades.

Diante deste cenário completamente embolado e imprevisível uma coisa esta bem definida. O descontentamento da população com a fraca atuação dos últimos prefeitos é evidente.

A completa incompetência administrativa das últimas gestões responsáveis pela decadência da cidade pode se voltar contra os políticos profissionais da cidade abrindo caminho para a eleição de um novato.

Aconteça o que acontecer nas próximas eleições uma coisa é certa. Apesar da permanente crise por qual passa a cidade, ser prefeito de Campos do Jordão contínua sendo um ótimo negócio.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar leia com muita atenção!

Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.

Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.

Esclarecido isso fica o comunicado:

O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.

O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.

Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.

Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.

Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.