Apesar de tudo, e principalmente de todos, Campos do Jordão chega aos seus 142 anos ainda podendo ostentar com certo direito e com um envergonhado orgulho, o título de Joia do Alto da Serra.
Com seus rios e principais pontos turísticos, que há décadas atrás atraíam turistas de todos os rincões do Brasil e até mesmo do mundo, completamente abandonados, a cidade ainda consegue se manter no topo do ranking de estâncias climáticas mais badaladas do país única e exclusivamente por conta de seu clima.
Campos do Jordão apesar de todas as transformações climáticas por que passam o mundo, ainda mantem intacto seu clima ameno e continua oferecendo todos os dias a seus moradores e seus visitantes um clima de um frescor e de um céu azul invejável.
Com pouco mais de 50 mil habitantes, a cidade apesar das radicais mudanças vividas depois da abertura da “estrada nova” que liga a cidade a Via Dutra, ainda conserva um “clima” bucólico de cidade pequena do interior.
Sua praça ainda abriga o velho chafariz, e mesmo completamente descaracterizado por uma reforma modernista de “extremo mau gosto”, seus jardins continuam sendo o ponto de encontro de casais e da família jordanense.
Os problemas vividos por Campos do Jordão não são diferentes dos problemas vividos por todas as demais cidades do Brasil, diferente é a forma como sua população e seus administradores os enfrentam.
Todos se agarram as maravilhas naturais e ninguém se responsabiliza pelo progresso de seus habitantes.
Uma cidade que consegue a menos de 200 km da maior cidade da América do Sul unir um clima invejável e uma clientela de altíssimo poder aquisitivo, mas que ainda não encontrou uma fórmula para fazer este potencial financeiro e de investimentos gerar trabalho e uma melhora mínima na condição de vida de seus habitantes prova que ainda tem muito o que aprender.
Resta desejar a Campos do Jordão dias melhores, e que seus próximos 142 anos sejam lembrados de maneira mais positiva.
Reginaldo Marques
Jornalista
Com a proximidade do dia das mães aproveito para desejar a todas as mães de Campos do Jordão e do mundo um dia de paz e felicidade.
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar leia com muita atenção!
Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.
Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.
Esclarecido isso fica o comunicado:
O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.
O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.
Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.
Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.
Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.
E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.