“Á imprensa cabe vigiar o Estado, nunca o contrário”
Ministro Carlos Ayres Britto
Se levarmos em consideração a postagem da prefeitura em sua página oficial no Facebook, a celeuma criada em torno do anuncio da implantação do sistema de gás natural encanado em Campos do Jordão, sistema que deverá segundo o anuncio estar a disposição de toda a população já em 2015, deverá se alongar por um bom tempo.
Segundo informação da assessoria de imprensa da prefeitura: “Medidas judiciais cabíveis estão sendo estudadas sobre o assunto”.
Tudo porque um vereador colocou em duvida a data para implantação do empreendimento em uma entrevista ao Jornal Tribuna de Campos do Jordão e em sua página no Faceboock .
Será que o prefeito e a sua assessoria jurídica não tem coisas mais importantes para se preocuparem, como as licitações de compra de uniforme e materiais escolares que foram cancelas, por exemplo, ao invés de ficar batendo tambor?
O anuncio feito por um deputado estadual em companhia do prefeito da cidade as vésperas de uma eleição causou estranheza e uma natural desconfiança, afinal, não se pode negar que a classe política não passa pelo seu melhor momento principalmente depois do escandaloso desfecho do julgamento do mensalão e dos recorrentes casos de escândalos políticos/financeiros espalhados por todo território nacional.
Mesmo com a confirmação da empresa em implantar o sistema de fornecimento de gás encanado na cidade através de um oficio encaminhado a prefeitura, a verdade é que o tema ainda gera muito desconforto entre os moradores.
Diante de todas estas informações conflitantes o Blog resolveu entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da empresa para saber sobre a segurança na implantação do sistema em tão pouco tempo (nove meses), custo para adaptação dos equipamentos industriais e domésticos a rede, possível cobrança de taxa mínima de consumo, manutenção precária das ruas o que pode deixar extremamente vulnerável a tubulação, topografia típicamente desafiadora e claro, o fato de Campos do Jordão ter todo seu território inserido em uma Área de Proteção Ambiental – APA.
Mesmo diante de todos estes questionamentos a assessoria limitou-se a repassar com outras palavras as mesmas informações constantes no oficio enviado ao prefeito.
Porem, os fatos mais interessantes e esclarecedores dos ofícios e das notas dirigidas a imprensa não são o que elas dizem, e sim o que elas não dizem.
Assim que a prefeitura disponibilizou em sua página oficial o oficio da empresa me perguntei o porquê que em um documento oficial de uma mega empresa reiterando a uma minúscula prefeitura a sua intenção em expandir seus negócios até aquela provinciana localidade mencionaria e destacaria que sua intenção é puramente econômica, e que não tem nenhum viés político, apesar de ter sido anunciado por um deputado estadual as portas de uma eleição?
Depois de ler e de reler por pelo menos umas dez vezes o tal oficio, a nota da assessoria de imprensa e a matéria do vereador veiculada no jornal que causou tanta discórdia, a única coisa que me veio à cabeça foi um ensinamento que tive assim que sai da infância para entrar na adolescência lá nos anos 70. Minha mãe sempre dizia a mim e aos meus irmãos que quem dizia a verdade não merecia castigo.
Fico aqui pensando com meus botões - será que este sábio ensinamento ainda vale para os dias de hoje?
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar leia com muita atenção!
Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.
Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.
Esclarecido isso fica o comunicado:
O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.
O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.
Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.
Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.
Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.
E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.