Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Se queres a paz, prepara-te para a guerra.

Tomamos decisões na vida que nem nós mesmos sabemos explicar de imediato, mas o tempo e nossa conduta diária se incumbem de mostrar se foram acertadas ou não.

Minha decisão de me afastar do Grupo de debates Eu Amo Campos do Jordão no Fecebook (um alivio para a maioria e indiferente para muitos) foi uma destas decisões intempestivas, como tem sido minha vida nos últimos anos.

Porem mesmo tendo passado somente alguns dias as coisas estão já se clareando e já tenho a sensação que a decisão apesar de aparentemente precipitada foi sim a mais acertada.

Nos últimos 18 anos venho participando de inúmeros grupos e tenho de confessar foram muitas as decepções, traições, boicotes e perseguições como nos casos do COMSAB, PRB, AMA Vila Britânia e Bloco dos Artistas respectivamente.

Nestes anos vi e convivi com companheiros que tiveram seus horizontes profissionais reduzidos, por motivos políticos e ideológicos, e suas vidas particulares e familiares aos poucos despedaçadas pelo isolamento a que foram condenados pela sociedade hipócrita da cidade; bem como também vi e convivi com outros que se utilizaram do suor e da luta de seus companheiros para se beneficiar e alçar vôos mais altos para conquistarem cargos e status social.

Estas situações envolvendo e misturando política, ideologia, companheirismo, dignidade, caráter, ética, poder, dinheiro, status, ego e “realisações” me tornaram cético no que diz respeito a grupos e formalidades em Campos do Jordão.

Inconscientemente, mas lucidamente me afasto das coisas quando percebo a necessidade que os envolvidos têm de pertencerem a algo que seja aceito e absorvido pela sociedade e invariavelmente confundem fato com direito.

Por motivos morais e éticos (minha moral e minha ética) não me sinto a vontade em situações que claramente vão terminar em composições, acertos e parcerias com pessoas e organismos que estão podres e que a realidade mostra que nunca vão dar bons frutos.

Não sou um profeta do apocalipse e nem um simpatizante do radicalismo que deságua na agressão moral e física, mas garanto que meu período de ter um comportamento politicamente correto acabou já faz um bom tempo.

Apesar de ser severamente repreendido e mal visto por ser um opositor da política do bom mocismo, não vou trair meus ideais e princípios e compactuar com um “estado” (federal, estadual e municipal) porco, que trata como lixo pessoas que perderam casa, trabalho, família, e dignidade como na região Serrana do Rio de Janeiro; quadrilheiro como no caso do mensalão; bandido quando estorque o cidadão com altas taxas e impostos sem dar sequer um centavo em troca e perdulário que prefere gastar bilhões para construir estádios ao invés de casas, hospitais e escolas para seu povo.

Recuso-me a participar de ações ou sentar na mesma mesa em que se encontram representantes de um estado que rouba a educação de meu filho, a saúde de minha esposa, o futuro da minha família e a minha esperança de pertencer a mundo melhor.

Não vou dobrar a minha espinha para ser aceito pelos intelectuais e bem sucedidos homens da sociedade jordanense.

Para muitos uma loucura, pra mim a realidade.

Não há mais tempo para serenar os ânimos, não vou vestir dois uniformes em uma mesma frente de batalha.

Si vis pacem, para bellum.

2 comentários:

  1. Gostei muito da sua clareza Reginaldo. Paz e Luz a você e sua família tanto quanto quero para a minha família.

    ResponderExcluir
  2. Rosiana é um prazer ter vc por aqui! Desculpe a demora em postar seu comentário,mas geralmente no fim de semana fico de stand by na internet, é para acomodar os neurônios que ficam a mil durante a semana.
    Olha! Não precisamos estar ou fazer parte do sistema para modifica-lo; temos de exigir o cumprimento do que nos é devido sem a necessidade premente de ser algo ou estar inserido em algo maior. Meu imposto fala por sí só. Se sou obrigado a paga-lo, tenho o direito de cobrar. Fazer parte de algo que não funciona, é como pular de um prédio com um paraquedas furado. Plasticamente o salto é uma beleza,mas o resultado final é sempre de embrulhar o estomago.

    ResponderExcluir

Antes de comentar leia com muita atenção!

Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.

Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.

Esclarecido isso fica o comunicado:

O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.

O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.

Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.

Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.

Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.