Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Educadores em xeque.



Não sei qual é razão que está estabelecida por trás das palavras de seu blog Dona Cremilda. Sou professor da rede estadual de ensino e não corroboro com tamanhos absurdos a cerca do ensino que a senhora preconiza haver dentro do ambiente escolar público. Não sei qual é sua intenção política, não sei o que pretende fazer….por acaso a senhora tem propostas para uma escola de qualidade? Por que não se candidata a deputada federal ao invés de ficar num blog de 5ª categoria dizendo coisas sem nexos e sem a pura veracidade, acredito que a senhora não tenha louça e nem roupa pra lavar. Uma senhora com mais de 60 anos se dando o desplante de ficar achincalhando a vida de diretores, professores, em detrimento de seu bel prazer. Acredito que apenas professores e diretores sabem o que se passa dentro de uma sala de aula, os tipos de alunos que temos de lidar todos os dias, as onfesas que recebemos…somos apenas um frente a 40 alunos por sala…já que a senhora acha que 40 alunos é pouco,,,te dou meu cargo e a senhora venha dar aulas em meu lugar e perceber o que é ser uma professora de verdade e não uma pessoa da comunidade que acha que escola é lugar de tortura!!! Dona Cremilda, falar é fácil, estar no nosso lugar é dificil….quantas faculdades a senhora fez??? Acredito que nenhuma….estudar e se formar neste país é coisa pra poucos e a senhora não teve este privilégio, se não teria outro olhar dos profissionais da escola pública.Tenho dó e nojo de pessoas como você….acredito que você tenha motivos politicos ligados a algum partido de esquerda para agir assim, que tal se nós professores criarmos um blog falando sobre sua vida…achincalhando seu passado??? Isto não seria má ideia…jogaremos no ventilador quem é a Cremilda nos mínimos detalhes…ué será um jogo limpo como a senhora realiza….dai te poremos na berlinda da questão…..para uma escola de qualidade temos de ter a comunidade do nosso lado e não contra…não sou obrigado a criar o filho de vocês….sou formado para dar inteligência e o saber argumentar e pensar e não tenho de oferecer moral, isto vem do berço.

Resposta Cremilda:

ACHO QUE VALE A PENA RESPONDER AO MAU PROFESSOR, UMA VEZ QUE PARECE REPRESENTAR A MAIORIA.NA ESCOL APÚBLICA, A MINORIA É DE EDUCADORES QUE, COM CERTEZA, NÃO TEM ESSE COMPORTAMENTO. MAS SÃO MINORIA.

Vamos começar por partes:

O objetivo deste blog é orientar aos pais sobre seus direitos e denunciar os abusos diários que os maus professores cometem contra os alunos, sem que esses alunos tenham a quem recorrer.Tanto que pedimos insistentemente que se crie uma Ouvidoria dos Pais e Alunos; e que se acabe com a impunidade da escola pública… Ou a impunidade e a corrupção acabarão com a escola pública.É muito comum o mau professor tentar desqualificar os pais que denunciam, como se não tivéssemos direitos de exigir respeito. Temos visto gente paga para educar dando maus exemplos. A roupa que eu possa ter para lavar, é problema meu. Mas os maus exemplos, a truculência e as aulas de má qualidade são problemas meus também, uma vez que pago a conta.
Tenho sim a receita para uma escola de boa qualidade.
1- Demitir professores como você: desrespeitosos e sem nenhuma educação. Se é tão arrogante e agressivo, sinal que vestiu a carapuça direitinho.
2- Minha proposta é espremer o mau professor da escola pública, espremer como se espreme uma pústula que são.
3- Não, eu não quero me candidatar. Cobro dos que estão se condidatando, cobro que se lembrem dos alunos que a má escola expulsa, ofende, insulta, espanca, e que rouba seus sonhos e sua dignidade, tudo amparado pela impunidade.
4-Todos sabemos os horrores que acontece na sala de aula. Sabemos das violências que aluno sofre e das aulas de péssima qualidade. Isso é público e notório.
5- Não estou a serviço de nenhum partido de esquerda. Acho que escola pública deveria ser de interesse de todos, independentemente de partido político.
6- Não quero seu cargo. Mas, com toda certeza, acho que deve, sim, se mandar e deixar o lugar para professor que queira trabalhar, para professor que tenha o mínimo de educação e respeito, que saiba ensinar e que dê bons exemplos para os alunos.
7- Embora minha vida seja simples e comum, você pode fazer um blog falando dela. Mas tem que arcar com as medidas judiciais.
8- Em nenhum momento eu escrevo sobre a vida pessoal dos professores. Só cobro a atitude decente e aula de boa qualidade. Cobro e denuncio o professor, não a pessoa.
9- Se para você, dar aula é assim tão difícil, deve mudar de profissão urgentemente. Professor sem vocação e sem nenhuma capacidade, além de torturar os alunos é um torturado também, já que faz o que não gosta e não tem vocação nem talento.
10 – Nenhum professor é obrigado a exercer essa profissão.Todos estão livres para saírem. Aliás, a minha luta é para que os maus professores sejam expulsos da escola, uma vez que fazem isso todo dia com aluno, sem nenhum escrúpulo. Aluno é dono da escola. Deveria ser a prioridade. Mas vocês expulsam criminosamente os mais difíceis. Queremos um mecanismo para expulsar também os maus professores que solapam os cofres públicos e não produzem absolutamente nada.

Nota do Blog: Quem tem filhos adolescentes dentro da rede educacional pública e freqüenta o espaço da Cremilda sabe a luta que ela enfrenta para simplesmente garantir o direito de pais e alunos; é meu chapa, ninguém sabe, mas aluno tem direito.




6 comentários:

  1. É senhor Reginaldo, da mesma forma que existe o ECA que protege os alunos, deveria haver um estatuto do professor para protegê-lo de pessoas como a Cremilda e o senhor, que acredita ser culpa dos docentes a má qualidade do ensino....já lecionou alguma vez? Já esteve numa saleta com 42 alunos? Já teve de passar horas preenchedo diários de classe? Já ganhou 1400,00 por uma jornada de 40 horas semanais...acho que não!! Por Favor esta ladainha de bom cidadão já não te confere título de doutor em educação....seja sábio de verdade apoie a educação e quem tem capacidade de levá-la, que são os professores deste pais....falando este monte de asneira vo`cê só corrobora sua própria truculência e indignidade.

    ResponderExcluir
  2. Pedro estamos todos pais, alunos e professores inseridos dentro do mesmo contexto, nossa sociedade em geral esta corrompida e desgastada o ensino é somente mais um dos organismos que esta se deteriorando.
    Já que você entrou no Blog da uma olhada no que os funcionários da rede de ensino de Campos do Jordão estão fazendo com os equipamentos dos alunos, como você acha que esta gente pode ter respeito dentro de uma escola?
    Não sou professor, mas tenho vários primas professoras uma ou duas apaixonadas pelo trabalho as demais nem tanto, amigos e amigas dentro das salas de aulas nem tenho a conta, sobrinhos coordenadores pelo menos dois, todos sem exceção conhecem a minha opinião.
    Não sou contra os professores, sou a favor dos alunos pelo simples fato que escola é para quem precisa não para quem tem QI acima da média.
    Conheço crianças condecoradas dentro de suas tropas de escoteiros, bem queridas dentro de suas comunidades religiosas, bons filhos, bons irmãos e fieis amigos, mas que por terem opinião própria e questionar a postura agressiva de funcionários e professores são constrangidos e perderam completamente o interesse pela escola.
    Respeito não é um artigo que se compra na esquina ou que se impões a ferro e a fogo, respeito se conquista com atitudes e comportamentos diários.
    Quanto a jornada de trabalho a minha ultrapassa das 55 horas semanais, o meu salário nem de longe se compara ao seu e quando tenho algum problema a ser resolvido dentro de meu trabalho não posso chamar a mãe ou o pai de ninguém tão menos mandar meus clientes para fora da loja.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela força, Reginaldo.
    Temos muitos pais com seu potencial e espirito crítico mas o medo muitas vêzes fala mais alto.
    Os pais sabem que não tem onde reclamar dos abusos da escola pública.
    Tenho ainda a esperança que os pais aos poucos se levantem e ocupem o seu lugar legitimo na escola pública.
    Você não tem noção dos insultos que postam no meu blog.Eu deleto que são palavras de baixo calão e vulgaridades, em respeito aos leitores que acessam o meu blog a procura de noticias e inforções
    Sei que faço critica dura e minha linguagem não é polida também, que linguagem que falo é linguagem da dor e linguagem da dor não é polida mesmo. Só que respeito é fundamental
    Abraços e muito obrigada pela força

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o comentário do Pedro. Não podemos acreditar que o trabalho de meia dúzia de professores que quiçá não leva a sério seu serviço possa interferir no trabalho de quase 300 mil educadores da rede estadual de ensino e mais de 180 mil da prefeitura. Acho que se torna uma grande falácia, tirar uma proposição universal de uma particular....não gosto destes blogues que são criados com o intuito de denegrir a imagem de educadores comprometidos com a educação. Alunos nem sempre são alunos de verdade, muitos estão na escola por imposição dos pais, por conta da tal de renda família do governo federal. isto sim é fato, dai ir à escola vira rotina e obrigação, não motivo de crescimento. Dai lá vão os educadores se aborrecer com educandos sem educação, mas a culpa sempre deve cair no mais fraco, neste caso o professor.

    ResponderExcluir
  5. Janete um dos benefícios da liberdade de expressão é realmente este criar espaços para divulgar idéias e para defender posições. Estranhamente estamos ouvindo cada vez mais que a liberdade de expressão não deve ser para todos, mas para meia dúzia de pseudos intelectuais.
    O corporativismo, a corrupção, a falta de ética aliados a inexistência da autocrítica é o adubo donde nasce em todas as categorias o profissional de moral coxa.
    Um “educador” que vem a público e diz que grande parte das crianças e adolescentes deste país estão dentro das escolas por imposição dos pais que lá os deixam a troco de um beneficio governamental é prova da falta de capacidade dos profissionais da educação em modificar o quadro social em que o pais hoje se encontra atolado.
    A educação moral é de responsabilidade da família, mas a educação social é dever do estado e deveria ser ponto de honra para os 300 mil professores estaduais e mais de 180 mil municipais.
    No alto dos meus mais de 40 anos de vida aprendi a duras penas duas coisas: A verdade não tem dono e não existe elo fraco em uma corrente enferrujada.

    ResponderExcluir
  6. Cremilda o fato é que quando faltam argumentos para debater dentro de padrões razoáveis resta somente o destempero e a violência aflora naturalmente.
    O comportamento desregrado destes senhores e senhoras nada mais é do que a prova de que quando o humano se sente acuado vira bicho, talvez quando eles se derem conta de que a maior parte dos alunos das escolas deste pais se sentem todos os dias desrespeitados e são acuados por ações e omissões por parte de quem deveria zelar pela sua segurança física, moral e psíquica alguma coisa pode mudar.
    Ate lá a sua luta será árdua.

    ResponderExcluir

Antes de comentar leia com muita atenção!

Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.

Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.

Esclarecido isso fica o comunicado:

O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.

O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.

Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.

Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.

Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.