Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Liga - Post 14/05/10.



Graças a Deus ninguém é dono da verdade ou sabe tudo, apesar de ainda encontrarmos varias figuras que teimam em se achar acima do bem e do mal não adiante negar, somos todos seres falhos e a cada dia de nossas vidas procuramos melhorar e nos capacitar para as mais variadas tarefas que acabamos por acumular no decorrer de nossas vidas.
Mas quando ocupamos um cargo onde representamos um numero considerável de outras pessoas algumas declarações e comportamentos devem ser levados em consideração, é a tal “Liturgia do Cargo”.
A Liturgia do Cargo nada mais é do que o comportamento cerimonioso e respeitoso que certos postos impõem a seus ocupantes.
Desta forma mesmo sendo seres falhos quem ocupa cargo de representação deve tomar certos cuidados para não desrespeitar o cargo ou as pessoas a quem ele representa.
E dentro de uma estrutura social de uma cidade do porte de Campos do Jordão a mais importante e forte associação do terceiro setor é a ACE (Associação Comercial e Empresarial) mais importante porque é a reunião dos empresários da cidade, das pessoas que geram a riqueza, que abrem postos de trabalho, enfim alavanca o crescimento da cidade e mais forte porque é a camada da população que detém o poder econômico em suas mãos.

Tendo por principio as considerações acima muito me espantou a matéria veiculada no ultimo informativo da ACE sob o seguinte titulo "Lei Cidade Limpa tem necessidade de readequações" . É espantoso que a união das pessoas mais bem sucedidas da cidade ainda não tenha se atentado ao fato que a política tem influencia decisiva no dia-a-dia das empresas sejam por leis fiscais, comuns ou pelas chamadas leis de postura. Desta forma a presença de um representante da entidade dentro da câmara em todas as seções é uma necessidade e não um luxo.

O projeto que esta causando tanto transtorno foi discutido, votado, aprovado e sancionado a mais de um ano e somente hoje quando o MP da cidade exigi sua aplicação é que a entidade e seus associados se deram conta se sua existência?
A Liturgia do Cargo se aplica neste caso quando sua diretoria diz em seu artigo que: “a administração municipal já deveria ter informado os estabelecimentos comerciais, orientando e fiscalizando”.
Ora cara pálida qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento sabe que o cidadão não pode alegar ignorância da lei para justificar a sua transgressão.
E olha que isso está bem claro no artigo 3º da Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro instituído em 1942, há 68 anos atrás e que diz exatamente assim: “Art. 3° - Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece”.
Desta maneira quando uma diretoria de um dos mais importantes, influentes e organizados grupos da cidade vem a publico e diz que não tinha conhecimento suficiente a respeito de uma lei que interfere radicalmente no dia-a-dia dos empresários por eles representados, lei esta que esta em vigor a mais de um ano, em minha humilde opinião é sim um desrespeito com os cargos por eles ocupados e um desrespeito para com os seus associados.
O debate a respeito da lei proposto pela entidade neste informativo apesar de ser legitimo deveria ter sido realizado quando de sua propositura e sua votação em plenário há um ano atrás.
Hoje “Inês é morta” a Lei Cidade Limpa já foi aprovada e promulgada e o que o cidadão de bem exige é que mesmo a contra gosto ela seja cumprida, enfim... Menos glamour e mais trabalho.




0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar leia com muita atenção!

Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.

Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.

Esclarecido isso fica o comunicado:

O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.

O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.

Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.

Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.

Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.