Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Volta as aulas.

E começa mais um ano letivo, as crianças vão para a escola e nós os pais temos mais uma preocupação alem das cotidianas, temos de ficar atentos ao dia a dia escolar, ao caderno, as tarefas, as notas, ao comportamento, enfim a vida escolar de nosso maior bem.
Mas o mundo mudou e a relação pai e filho teve um upgrade, hoje projetamos um futuro para nossos filhos, investimos em suas vidas, em sua educação, participamos ativamente de suas vidas, quando algum pedido de nossos filhos não é atendido somos os primeiros a ficar frustrados por não poder oferecer mais conforto aos pupilos. Este comportamento é errado? Bom... Este assunto fica para um próximo post, esta pequena introdução foi necessária para ilustrar que o mundo mudou, nossas crianças mudaram, a sociedade mudou, a cultura de nosso país mudou, nós os pais mudamos.
E é exatamente ai que o conflito começa porque a instituição e a profissão mais importante do país e para o crescimento e justificativa do investimento em nossos filhos não mudou.
As instituições e os profissionais da educação principalmente a pública ainda se encontram estagnados com as regras e normas vigentes nos primórdios do ultimo século do milênio passado.
A tecnologia não é mais uma utopia, ela já faz parte de nosso dia a dia até mesmo os idosos aposentados e pensionistas utilizam a tecnologia em suas vidas diarias com os cartões de saque e credito com os chips, os caixas eletrônicos, os controles remostos etc.
Ninguém merece estudar em uma instituição que mantêm centenas de noteboks encaixotados debaixo de seus narizes se deteriorando apenas por motivação política (para não dizer injustificável e infantil).
Nossas crianças não tem mais o perfil conformista e omisso das gerações passadas, nossas crianças foram criadas em um mundo onde é permitido questionar e se indignar com o que não concordam. Isso é liberdade, democracia é respeito a personalidade de outro ser humano seja ele um adulto ou seja ele uma criança.
O inegável corporativismo vigente entre os professores e funcionários ligados as instituições educacionais é retrograda e deforma o caráter das crianças, pois ao contrario do que se aprende em casa e nas demais instituições do país o corporativismo ensina nossos filhos que a verdade, a moralidade, a honestidade, e a cidadania não valem nada diante do poder.
O que os profissionais da educação deste país precisam descobrir é que tirando as exceções de praxe da sociedade sendo ela de primeiro ou de terceiro mundo nossas crianças não são mais educadas aos gritos, destemperos ou coação; Nossos filhos estão sendo criados com liberdade, amor e principalmente com respeito.
A pior herança deixada para minha geração e para as próximas pelo governo militar não foi a divida, os mortos, os desaparecidos ou os torturados políticos e sim os “educadores” que conseguem ser mais ignorantes que os educandos.




0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar leia com muita atenção!

Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.

Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.

Esclarecido isso fica o comunicado:

O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.

O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.

Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.

Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.

Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.