A minirreforma eleitoral aprovada pelo congresso, e sancionada pela Presidente Dilma no último mês de setembro, promoveu mudanças substanciais nas regras eleitorais que devem ser observadas já nas próximas eleições majoritárias no país. Mudanças estas que transformaram totalmente o cenário politico jordanense.
Com a possibilidade dos candidatos a cargos públicos se filiarem, ou até mesmo trocarem de legenda até seis meses antes das eleições, e não mais um ano antes como era anteriormente exigido, a janela de negociações se dilatou de forma que hoje é praticamente impossível afirmar ou até mesmo prever qualquer coisa a respeito das composições partidárias.
Assim como ocorre na Formula Indi quando o “safety car” entra na pista, todos os pré-candidatos a prefeito em Campos do Jordão estão embolados na pista, e qualquer um deles pode assumir a liderança da corrida eleitoral de uma hora para outra.
Alguns nomes que estavam se destacando na cidade e já tinham por certo a formação de seus grupos foram pegos de surpresa com este novo período de transferências de legendas estão perdendo folego e principalmente apoio, deixando assim que nomes que tinham se enfraquecido ganhem novas forças e voltem a sonhar com a possibilidade de se firmarem como nomes certos nas urnas.
Timidamente alguns já estão nas ruas expondo suas intenções a população, outros de maneira mais agressiva já se posicionam como candidatos certos de seus partidos e já negociam apoios e possíveis coligações para fortalecerem suas campanhas.
Dentro desta efervescência politica o que não falta são boatos dando conta de alianças e acordos das mais variadas intenções.
O certo é que enquanto os nomes não estiverem oficialmente definidos pelos partidos e pela justiça eleitoral, a população aguarda e observa atenciosamente cada movimento dos pré-candidatos que surgem e desaparecem na cidade como se fosse um toque de mágica.
Se ser prefeito de uma cidade financeiramente falida e politica e socialmente dividida é um abacaxi que muitos não querem descascar de jeito nenhum, para outros tantos esta possibilidade se tornou um sonho de consumo e talvez a última tábua de salvação.
Diante deste novo quadro politico que se forma na cidade, o Jornal Tribuna cumprindo a sua missão de informar de maneira imparcial os jordanenses, novamente trás a relação dos prováveis nomes que podem disputar voto a voto a cadeira mais poderosa da cidade nas próximas eleições para que a população faça a sua própria avaliação.
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar leia com muita atenção!
Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.
Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.
Esclarecido isso fica o comunicado:
O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.
O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.
Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.
Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.
Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.
E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.