“A sociedade é de responsabilidade da sociedade!!
Abaixo de Deus...Só humanos, salvam humanos”
Reff Carvalho
Reza a lenda no Alto da Mantiqueira que o único que tem poderes para aumentar a tarifa de transportes coletivos urbanos na cidade é o Rei ou a Rainha através de um decreto Real. Porem em 2006 o Rei não querendo mais que poder tão grande ficasse somente nas mãos de uma única pessoa resolveu que daquele dia em diante o povo deveria decidir se a tarifa deveria ou não ser reajustada antes do Rei assinar o decreto e assim nasceu a Comissão Tarifária de Transportes Coletivos Urbanos no Município de Campos do Jordão, e deste dia em diante todos viveram felizes para sempre. E o conto de fadas termina por aqui.
Assim como todas as demais lendas jordanenses esta também é bem curtinha e seu final não condiz totalmente com a verdade, mas no resto a historia bate com a realidade, e acaba demonstrando o quanto nós, o povo somos desleixados e irresponsáveis no que diz respeito a nosso próprio destino.
Antes de deixar a minha opinião pessoal a respeito de mais este aumento de tarifa que mais cedo ou mais tarde acontecerá alguns fatos devem ser esclarecidos:
1º - Realmente o poder de ajustar a tarifa dos transportes coletivos urbanos de Campos do Jordão esta nas mãos, ou melhor, na ponta da caneta do Prefeito e isto está previsto no Artigo 140, parágrafo 2° da Lei Orgânica Municipal.
2º Realmente foi dado ao povo o poder de decidir a respeito dos reajustes da tarifa dos transportes urbanos através da promulgação da Lei 3022/06 de 18 de dezembro de 2006.
3° Realmente existe uma Comissão Tarifária de Transportes Coletivos Urbanos hoje em campos do Jordão instituída através do Decreto 6621/11 de 11 de março de 2011 com poderes até março de 2013.
Isto posto vamos às considerações do Blog:
O transporte consome mais ou menos 30% do salário médio do Jordanense se considerarmos este salário em torno de R$ 900,00, caso o cidadão receba apenas um salário mínimo este impacto sobe para 44% de seu salário mensal. É pouco?
Como quase tudo neste país a concessão e os ajustes e reajustes das tarifas de transporte coletivo urbano são previstas em Leis especificas e no caso de Campos do Jordão a Lei 3022/06 prevê que este poder fica nas mãos da população e que somente depois desta decidir é que o prefeito pode autorizar ou não o seu reajuste.
E como quase sempre neste país a população se abstém de exercer o seu poder e bovinamente deixa nas mãos dos políticos profissionais a responsabilidade que lhe cabe.
E para ilustrar esta realidade pergunto ao leitor do Blog quantos dentre a população usuária do transporte coletivo tem conhecimento da Lei 3022/06 ou da existência da tal Comissão Tarifaria?
E dos que tem conhecimento desta Lei e desta Comissão quantos sabem quem são os sábios cidadãos que detém o poder quase divino de decidir a respeito de assunto tão significativo para a economia familiar dos jordaneneses?
Para abrir o olho do usuário do transporte e o deixar a par de quem são os responsáveis pela aprovação dos reajustes das tarifas deixo abaixo a relação dos membros da Comissão Tarifaria biênio 2011-2012 segundo o Decreto 6621/11:
Presidente da Comissão Tarifaria
Danilo de Almeida Rezende
Representantes Governamentais.
Representante da Camara Municipal:
Luciano Albano da Silva
Representante da Secretaria Municipal de Viação e Obras Publicas:
Luiz Augusto Cezar Caldeira
Representante da Secretaria Municipal de Educação:
Sérgio Gomes
Representante da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social:
Maria Aparecida Lima Salvador
Representante da Secretaria Municipal de Finanças:
Gerson Antonio Ardachnilzoff.
Representantes dos usuários.
Representante das Associações de Bairros:
Tione José de Melo
Representante dos Funcionários Públicos Municipais:
Ana Claudia Ruggiero Cardoso Silva
Representante da O.A.B. de Campos do Jordão:
Dr. Fernando Ramos de Toledo
Representante da Associação Comercial:
Wagner Cardoso da Silva
Representante do Sindicato dos Empregados do Comercio Hoteleiro e Similares de Campos do Jordão:
Antonio Arlindo da Silva
Diante destes nomes o descalabro fica ainda maior quando damos conta que nenhum destes onze membros depende do transporte coletivo da cidade, ou seja, não tem absolutamente nenhum conhecimento pratico das dificuldades e dos transtornos que o aumento da tarifa acarreta para o dia a dia do cidadão comum.
A nossa digníssima Prefeita durante estes últimos quatro anos fez muita bobagem, porem temos de ser honestos e debitar de sua conta a responsabilidade a respeito dos aumentos da passagem de ônibus, porque esta responsabilidade não lhe cabe mais desde 2006.
Cabe saber agora é por onde andava o representante da Câmara Municipal na Comissão Tarifaria no dia da votação do reajuste e o mais importante por onde andavam os nove vereadores eleitos nos últimos quatro anos e os demais oito novos que já estão por ai de peito estufado posando de autoridade e o mais deplorável se fazendo de indignados, solidários e defensores da população.
Diante destes fatos o que mais me entristece é constatar que o povo por mais uma vez caiu no conto dos vereadores como patos.
Pois é! Se levarmos em consideração todos estes fatos fica a pergunta: De quem é a verdadeira responsabilidade pelos maus feitos tarifários dos últimos anos?
Muito foda teu artigo sobre o aumento do preço da passagem do onibus, muito mesmo, eu vou divulgar essa informação á todos que conheço.
ResponderExcluirAparentemente o aumento esta previsto para o mês de dezembro, e ninguém até agora se manifestou a respeito, prefeitura, empresa, câmara municipal ou a tal comissão tarifaria.
ExcluirÉ importantíssimo que isso seja largamente divulgado e que os usuários do sistema de transportes saibam o que esta acontecendo nos bastidores destes aumentos a meu ver abusivos e irregulares.