“O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limitasse na esfera política a tirar um governo do qual não gostamos, para por outro de que talvez venhamos a gostar”
José Saramago
Existem hoje mais de vinte grupos no Facebook dirigidos a Campos do Jordão e todos eles alem do nome e do declarado amor a cidade também ostentam a bandeira da democracia e da liberdade de expressão.
Porem na pratica a realidade se torna bem diferente dos discursos liberais e de respeito às opiniões e livre pensamento pregados por seus administradores.
Sempre que alguém (fake ou não) posta uma opinião que não vá de encontro com os dogmas subliminarmente impostos pelos “donos” dos grupos literalmente a casa cai.
Em uma sociedade de consumo e adoração a imagem como é a de Campos do Jordão que se transformou nas ultimas décadas em uma copia mal feita dos feudos nobres da capital a pobreza sempre foi associada à ignorância e a subserviência; E quando um membro da classe “desprivilegiada” ousa pensar por sua própria cabeça e não se intimida em tornar público seus pensamentos isso alem de inadmissível se torna um problema e o desconforto em ter em seus grupos alguém que não aceite rezar na mesma cartilha dos pseudos intelectuais e descolados da cidade ou usar cabresto se torna um insulto, uma agressão e uma ameaça a “família, a moral e aos bons costumes”.
Mas para “respeitar” a democracia Millôr Fernandiana imposta por estes enrustidos pequenos burgueses, não no sentido ideológico da palavra (nem de longe sou comunista) e sim no literal a partir de hoje vou administrar minhas belicosas opiniões em doses homeopáticas para não dar um choque nas estruturas emocionais e sociais dos demais membros destes “distintos” grupos... Afinal pelo visto democracia e respeito à liberdade de expressão em Campos do Jordão não passa de propaganda eleitoral e itens facilmente descartáveis.
Quanto aos posts com palavras de baixo calão, expressões chulas ou com alto teor de cinismo, mas sem nenhum conteúdo pragmático a mim dirigidos nestes últimos dias no Facebook, nada mais são que a prova que contra fatos não existem argumentos.
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar leia com muita atenção!
Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.
Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.
Esclarecido isso fica o comunicado:
O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.
O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.
Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.
Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.
Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.
E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.