Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Custo beneficio na politica.

Em um mundo capitalista como o que temos hoje tudo tem a sua relação custo benefício, desde a simples escolha da escola onde seu filho estudará até a calça jeans que você compra para uso no dia a dia.

Apesar de ninguém analisar a política e por conseqüência os políticos por esta ótica; dinheiro (salário) x lucro (beneficio), talvez por acharmos que não existe relação porque supomos que não elegemos fulano ou bertano para obter lucro (beneficio), isso não é verdade.

A partir do momento que remuneramos alguém esperamos que este alguém de alguma forma nos beneficie. Por exemplo, ninguém paga um empregado para ele ficar sentado na porta de sua empresa tomando banho de sol completamente à toa.

Pensando por este prisma podemos analisar a seguinte questão:

Conforme podemos ver no quadro abaixo os munícipes de Campos do Jordão gastaram em 2010 R$ 398.002,08 com remuneração aos Agentes Políticos.
Este foi o custo que os nove Agentes Políticos tiveram em 2010 aos cofres públicos.
Daí eu pergunto, e o beneficio? Que beneficio tivemos em 2010 por termos investido quase quatrocentos mil reais no trabalho deles?

Não vou questionar o tempo perdido com Leis inócuas como as 3299/10, 3309/10, 3311/10 e 3317/10, por exemplo. Vou questionar o tempo que não foi gasto para fiscalizar cumprir e exigir da população e principalmente do executivo o cumprimento das Leis vigentes na cidade.

Onde estavam os vereadores quando da invasão da cidade pelas propagandas?

Se a Prefeitura através de uma manobra na calada da noite descaracterizou, desmoralizou e burlou a Lei 3192/09 da Cidade Limpa publicando o Decreto 6665/11, cabia a casa dar o devido troco ao executivo e fazer valer a Lei 2902/05. Afinal não é pra isso que investimos quatrocentos mil reais para o pagamento de seus vencimentos em 2010? Para que fiscalizem e exigam que o executivo cumpra a risca as as Leis?

Infelizmente não é o que estamos vendo em nosso legislativo. É muita fumaça pra pouco fogo. É muita falação e nenhuma atitude.

Estamos pagando e caro para que nove Agentes Politicos se calem quando Leis estão sendo sistematicamente estupradas pelo executivo e gastem seu tempo para propor Leis para hino de Associação de Bairo, registro de gato e cachorro e outras bizarrises.

Em minha opinião agora é tarde. Mais um mandato se passou sem que possamos dizer que pelo menos empatamos nosso investimento.

Por mais um mandato a população vai fechar seu balanço politico com custo beneficio negativo.

2 comentários:

  1. Brilhante meu amigo! Apenas diria que já estão "no vermelho" e faz muito tempo. Porque determinados políticos ou dito políticos que fazem carreira na câmara por não mais possuírem uma, se locupletam das benesses do exercício do cargo... Na próxima eleição deveriam apenas riscá-los do mapa e da vida pública... Uma Câmara e uma Prefeitura melhor passam necessariamente por melhores e conscientes escolhas.
    Um forte abraço,
    Manolo Mattos

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo mais uma vez o bonde da história passou por Campos do Jordão e ninguém entrou a bordo. Fim de mandato, fim de feira resta àquela paisagem desoladora onde tudo esta de cabeça pra baixo.
    Se por um lado sobram assuntos para se debater, por outro o sentimento de impotência e aversão a esta inércia e futilidade cada vez mais latente na politica jordanense é tão grande que a dificuldade em concatenar as idéias e as abordar de maneira clara e ponderada nos posts esta cada vez mais presente dentro de mim.

    ResponderExcluir

Antes de comentar leia com muita atenção!

Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.

Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.

Esclarecido isso fica o comunicado:

O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.

O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.

Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.

Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.

Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.