A internet nos oferece um leque enorme de ferramentas de interação e uma das mais usadas pelos internautas é o blog.
O blog é uma ferramenta de disseminação de idéias. Serve de meio de comunicação rápida entre um incalculável numero de pessoas e pela facilidade de acesso e privacidade dos comentários tornou-se o instrumento mais eficiente da democracia mundial.
Um blog pode ser utilizado pelo seu criador como um diário, um informativo, um centro de informações ou troca de informações entre componentes de uma comunidade, como um espaço para denuncias ou simplesmente um espaço para divulgar suas idéias e trabalhos.
Da mesma forma que os provedores destes blogs oferecem N ferramentas para administrar o conteúdo do blog eles também oferecem uma em especial para quem quer que seu blog seja um diário intimo restringindo o acesso do blog a um determinado numero de pessoas ou simplesmente a si próprio.
Qualquer blog é publico por padrão assim cabe a seu criador restringi-lo se assim o quiser.
Desta maneira na humilde opinião deste blogueiro algumas etiquetas devem ser levadas em consideração antes de divulgar idéias, gostos, princípios, intimidade, ou seja, lá o que se deseje postar em um blog:
1 – Se alguém fizer um comentário em seu blog de maneira polida mesmo que não concorde com o que você postou a educação manda responder também de maneira polida um a um de seus comments. Caso seu blog seja um campeão de acessos claramente será impossível responder cada um deles, mas responda o máximo que puder, é muito desagradável ser ignorado.
2 – Não se melindre quando alguém reproduzir um post seu em outro blog, somente cobre de maneira absolutamente cortes que seja informado a fonte.
3 – Nunca trate seus comments com desprezo ou tire seu valor, caso o texto do comentário não o agrade ou tiver conteúdo ofensivo simplesmente não o publique.
4 - Não misture o seu direito de escrever quando e o que quiser com censura não permitindo que pessoas divulguem ou comentem seu trabalho em outros espaços. Se você construiu um blog e deixou seu acesso livre é porque você deseja que pessoas se interessem por ele, e este interesse pode ser expresso de diversas formas e uma delas pode ser através da critica ou do interesse em ter sua idéia divulgada em outros espaços.
Dito isso (deixo claro que não é uma regra e sim a minha opinião a respeito da conduta de um blogueiro) creio que um blog deve surgir para que seja um instrumento de troca de informações, idéias e opiniões. Sendo este um veiculo de troca de idéias não vejo sentido em blogs onde os comentários não são respondidos, restringem a divulgação de seu conteúdo ou que não aceitem críticas.
Nos últimos dias venho me decepcionando com a conduta de diversos blogueiros que se acham a ultima coca-cola do deserto, e a partir de hoje irei me policiar para não dar atenção a pessoas que simplesmente querem filtrar os acessos a seus blogs com a ferramenta da indiferença e do preconceito.
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar leia com muita atenção!
Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.
Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.
Esclarecido isso fica o comunicado:
O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.
O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.
Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.
Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.
Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.
E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.