Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

E o social?

Folheando vários jornais da cidade algumas noticias acabam por chamar mais a atenção do que outras e nesta semana uma em especial me chamou mais a atenção.
A morte de uma senhora de 71 anos que caiu em um córrego na Vila Santo Antonio.
O que chama a atenção não é a morbidez do fato em si, e sim que as condições que propiciaram este lamentável acidente que já foram por várias vezes discutidas neste Blog. A falta da presença do Estado já é notória nestas regiões o que hoje quero saber é onde se encontrava a Associação de Moradores.

Uma das minhas maiores criticas as associações de bairros de Campos do Jordão é a falta de objetivo e de organização.
A SAVISA associação de moradores da Vila Santo Antonio dentro do cenário jordanense pode ser considerada modelo para as demais dentre seus trabalhos temos a Bamom banda que ganhou vários prêmios dentro do Brasil e que hoje foi incorporada pela Fundação Lia Maria Aguiar, as festas de fundação da vila, festa do dia das crianças e de fim de ano como também na formação de vários times que participam ativamente da vida esportiva da cidade alem da escola de samba sempre bem cotada para ser a campeã.
Uma entidade realmente ativa no cenário esportivo e festivo da cidade, mas e o social?

Porque as associações da cidade não se empenham no que realmente faz diferença para a população?
Não sou contra as confraternizações e as festas, acho muito importante que se de atenção a estes festejos e que eles também fazem parte da grade de luta da uma comunidade, porem estes eventos vem tomando todo o tempo dos diretores e da comunidade que não se lembram que a função primordial de uma associação de moradores não é a de organizar festas e sim de lutar pela melhoria na qualidade de vida da população.
Porque se consegue arrecadar produtos e organizar 5 ou 6 festas por ano e não se consegue a manutenção de uma rua dentro do bairro ou a construção de uma ponte com a mínima segurança para os moradores da redondeza?
A explicação acaba sendo a mais obvia possível; as associações de moradores de Campos do Jordão não são constituídas para lutar ou beneficiar a população que ela representa. As associações são uma maneira de se controlar a populaçãoc com a politica do pão e circo e como holofote e trampolim para futuros candidatos a cargos públicos.
Não estou acusando, desprezando ou diminuindo o trabalho de ninguém, mas estou convicto que a forma como as associações são conduzidas dentro da cidade não as credencia a serem chamadas de Associação de Moradores seria melhor que as denominasemos de Associações Recreativas.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar leia com muita atenção!

Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.

Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.

Esclarecido isso fica o comunicado:

O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.

O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.

Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.

Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.

Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.