Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

2016: O ano que nunca vai acabar. - Jornal Regional

Existem anos que marcaram de forma violenta a história recente da humanidade: 1914 com o inicio da primeira grande guerra mundial, 1939 com a invasão da Polônia pelas tropas Alemãs iniciando o segundo grande conflito, 1989 com a queda do muro de Berlim dando inicio ao declínio comunista na Europa, 2001 com o ataque as Torres Gêmeas de Nova York iniciando a era do terrorismo religioso.

No Brasil temos 1964, ano do golpe militar que ficou conhecido como “o ano que não acabou”.

Apesar destas, e de outras datas marcantes e relevantes para a construção de nossa nação, 2016 será lembrado nos livros de história como um dos anos mais emblemáticos vividos no Brasil.

O acirramento de ideias, chegando ao confronto direto entre os radicais de direita e de esquerda, a falência total e completa do sistema político com a explosão de um esquema de corrupção nunca antes visto na história do Brasil e do mundo, e a falta de competência do judiciário acabaram tornando a permanência no poder da presidente recém eleita simplesmente impossível, e tudo isso foram os ingredientes de um coquetel molotov social que explodiu nas mãos da população.

A prisão de políticos graúdos, de grandes empresários, e de altos funcionários públicos, sem dúvida foram os pontos positivos; as manifestações cada vez mais violentas e completamente manipuladas são os negativos.

Um ano conturbado, política e socialmente, que apesar da proximidade de seu fim ainda reserva grandes emoções.

Apesar de todos estes acontecimentos, 2016 não será lembrado por suas conquistas e reviravoltas sociais, mas por uma tragédia. A queda do avião que levava toda a delegação da equipe da Chapecoense, e de dezenas de jornalistas, tornando-se a maior tragédia esportiva da história do Brasil.

Enquanto todo o país, e o mundo tentavam entender a tragédia que assolava o mundo esportivo, e fazia suas homenagens, os políticos na calada da noite usando esta comoção nacional aprovaram na “mão do gato” uma lei que além de descaracterizar o combate a corrupção também cerceia a atuação do judiciário, tornado os juízes nas palavras da presidente do STF, a Ministra Carmem Lúcia, simples carimbadores de despachos.

Talvez esta sim seja a maior tragédia do ano. A ainda existência de políticos sem caráter e sem escrúpulos, que se utilizaram da dor de uma tragédia para se vingarem covardemente dos juízes que estão passando a classe política a limpo e principalmente de uma população trabalhadora que esta completamente exausta.

O Brasil continua sendo um país rico com um povo pobre, principalmente de espírito.

Infelizmente este ano, por motivos de sobra, não teremos um Feliz Natal.  


0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar leia com muita atenção!

Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.

Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.

Esclarecido isso fica o comunicado:

O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.

O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.

Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.

Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.

Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.