Frase do dia

“Não sou contra o governo com o intuito de me tornar governo. Sou contra o governo porque ele é contra o povo”

Reginaldo Marques

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Juizo de Valor.

“Juizo de valor é o juízo sobre a correção ou incorreção de algo, ou da utilidade de algo, baseado num ponto de vista pessoal. Como generalização, um juízo de valor pode referir-se a um julgamento baseado num conjunto particular de valores ou num sistema de valores determinado. Um significado conexo de juízo de valor é o de um recurso de avaliação baseado nas informações limitadas disponíveis, uma avaliação efetuada porque uma decisão deve ser tomada”

Vivemos em um mundo onde os comportamentos sociais evoluem a uma velocidade inimaginavel. Os tabus são quebrados e criados do dia para a noite e a noção de moral fica destorcida deixando a capacidade de discernimento a respeito da civilidade completamente comprometida.
Não temos hoje um padrão de comportamento estabelecido de onde podemos tirar a receita da moral e da éticaou uma base para elaborar um juizo de valor que sirva de escudo para aplacar a volupia do evolucionismo onde o mais forte estando certo ou errado sempre se sobrepõe ao mais fraco. Assim cabe a cada um a escolha de seu próprio caminho (formula pessoal da moralidade) e dele dar satisfação quando se tornar necessario.

Partindo deste princiipo criei o meu conjunto de valores e baseado nele fasso sem contrangimento juizo de valor sobre as pessoas. E em não sendo o dono da verdade tambem não tenho constrangimento nenhum em reavaliar as pessoas dentro deste conjunto de valores conforme o comportamento e o conhecimento que adquiro delas. A unica diferença das demais pessoas é que assumo esta forma de avaliação das pessoas sem hipocrisia.

Dentro deste meu conceitode moral e ética alguns comportamentos são inaceitaveis como, por exemplo, a subta mudança de comportamento e em alguns casos até físicas que algumas pessoas sofrem conforme a fama, riquesa, cargo, poder ou meta que adquiram ou almejem.

Não acho imoral um milionário gastar dez mil reais em uma calça jeans como não acho vergonhoso fazer um churrasco na laje. O que realmente valorizo é a pessoa como realmente ela é, sem as camadas de usos e costumes impostas pela sociedade. O que definitivamente me incomoda nesta cidade é as pessoas acharem que por ter um diploma ou um carro zero fulanoé sem sombra de dúvidas um doutor e tudo o que sai de sua boca merece toda a atenção, enquanto quepelo simples fato de você ser pobre indubitavelmente voce tambem é burro e portanto merecedor de todo despreso.

Uma cidade que não consegue crescer por estar eternamente atolada na mediocridade de sua alta sociedade que prefere andar com um prada pisando em coco de cachorro, do que colocar os pés descalços em um solo fértil, uma alta sociedade que vive derrapando em sua soberba, sufocando quem quer que aponte a sua nudez moral.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar leia com muita atenção!

Apesar de este espaço ter como lema “levar a sua opinião a sério” isso não quer dizer que aqui é a Casa da Mãe Joana.

Gostem ou não, neste pedaço do mundo mesmo que virtual eu e mais ninguém mando.

Esclarecido isso fica o comunicado:

O Blog não permitirá que ninguém escondido no anonimato, ou camuflado com pseudônimos se manifeste citando nomes ou proferindo acusações, mesmo que verdadeiras e fartamente documentadas.

O espaço é livre para quem tem coragem, e eternamente vedado para quem diante da primeira dificuldade prefere se esconder.

Não confunda o seu direito a privacidade com a covardia do anonimato.
Aqui você será respeitado na mesma medida em que respeitar o Blog e a quem o acessa.

Se você deseja extravasar a sua virulência ideológica, a sua frustração pessoal ou a sua arrogância classista escondido atrás de um teclado de computador, sugiro que abra o seu próprio espaço.

Aqui como na Constituição, é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato.

E evite escrever somente em caixa alta, soa como grito, e falta de educação.